Perfil do Egresso
A definição do perfil do egresso da FERA é relativa ao que está disposto nas Diretrizes Nacionais Curriculares de cada Curso de graduação a ser implementado pela Instituição.
De forma generalizada pode-se definir que um perfil que recepcione características básicas de competências e habilidades, a saber:
- Competência e aptidão para o desempenho das missões que lhe são delegadas pertinentes à sua área de formação;
- Ter capacidade para desenvolver o raciocínio lógico e analítico;
- Ter iniciativa e espírito empreendedor;
- Ter pró atividade para novas situações de trabalho, o que exigirá flexibilidade e múltiplas habilidades;
- Ter capacidade de iniciativa e de atualização permanente;
- Ter habilidade de relacionamento;
- Estar comprometido com a sustentabilidade e a preservação ambiental;
- Conhecer a tecnologia existente pertinente à sua área de atuação profissional;
- Ter domínio de conhecimentos e práticas de saúde ocupacional e segurança do trabalho.
Com efeito, este contexto dará destaque à importância do sistema educacional como uma das principais fontes preparadoras do cidadão.
A demanda social por educação superior, também conforme já demonstrada, não tem apenas relacionamento direto e necessário com necessidades sociais na forma de serviços profissionais específicos, mas responde também a uma demanda por cultura e educação, ou seja, promoção humana, necessárias à vivência num mundo sem fronteiras e globalizado.
Todos os aspectos mencionados apontam para a exigência imperativa de ter um cidadão egresso cada vez melhor formado e informado, preparado para viver suas responsabilidades e direitos enquanto cidadão, membro de uma comunidade local, nacional e internacional. É com este perfil de egresso que a Instituição pretende formar seus alunos.
Além deste perfil, especificamente para os cursos de licenciatura, ainda se pode definir outras competências e habilidades essenciais:
- Tecnologia. Habilita o seu titular a ser um Tecnólogo ou Tecnologista, ou seja, mão-de- obra Técnico-Científica especializada em diversas áreas do conhecimento, cobrindo demandas específicas do mercado. São formações possíveis: Tecnólogo em Eletrônica, Eletroeletrônica, Telemática, Mecatrônica, Gestão Tributária, Gestão Ambiental, Gestão Pública, Construção Civil, Química Agroindustrial, Citotecnologia, Sistemas de Informação, Redes de Computadores, Marketing, Logística etc.
- Visão crítica do papel de homem, sociedade, escola e educação;
- Visão ética do educador na sociedade e no trabalho;
- Visão histórica e crítica do contexto e necessidades da Educação Básica;
- Competência e habilidade para educar crianças de zero a cinco anos, contribuindo para seu desenvolvimento nas dimensões física, afetiva, cognitiva, intelectual e social;
- Competência e habilidade de fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens dos alunos do Ensino Fundamental;
- Capacidade de trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção de aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano e em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
- Capacidade de diagnosticar e avaliar os processos de ensino- aprendizagem, bem como dos espaços institucionais;
- Demonstrar conhecimento da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas etárias, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
- Domínio dos princípios e estratégias de gestão do trabalho educativo;
- Capacidade e domínio dos princípios de gestão das instituições escolares tendo como base a coordenação, o acompanhamento e a avaliação do projeto pedagógico;
- Capacidade de planejamento, execução, e avaliação de projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
- Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
- Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.