Mídia / Jornal Fera

UEPG anuncia mudanças para 2014 no processo seletivo para estudantes

20/12/2013

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na região dos Campos Gerais do Paraná, anunciou, nesta sexta-feira (20), mudanças nas regras do Processo Seletivo Seriado (PSS), aplicado a estudantes do Ensino Médio, a partir de 2014. Entre as alterações estão a inclusão de disciplinas, como Filosofia e Sociologia, novos gêneros de texto para a prova de redação e a leitura de novas obras literárias.
As mudanças foram definidas por representantes das redes pública e privada de ensino e aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Segundo a universidade, o objetivo é atender às Diretrizes Curriculares do Paraná e também, atualizar o conteúdo programático do Ensino Médio. As disciplinas de Sociologia e Filosofia são obrigatórias no currículo da rede pública desde 2008.
O PSS é um processo que possui duração de três anos. Conforme a UEPG, as novas regras passam a valer para os candidatos que realizam a primeira prova do processo seletivo, no triênio 2014-2016. Já os estudantes dos triênios 2012-2014 e 2013-2015, que estão no meio da avaliação do processo seletivo, permanecem com o conteúdo programático, mas terão de realizar a redação com novos gêneros e fazer a leitura de novas obras literárias.
Redação e literatura
Para as provas da primeira turma do PSS, a redação passa a contar com gêneros como comentários, blogs, crônicas jornalísticas, narração escolar e relato autobiográfico. Quanto à literatura, serão cobradas as leituras de “Melhores Poemas”, de Cláudio Manoel da Costa, e “Cartas Chilenas”, de Tomáz Antônio Gonzaga.
Para as turmas do PSS II, a UEPG vai cobrar as obras “Noite na Taverna”, de Alvarez Azevedo, e “O Alienista”, de Machado de Assis. O candidato terá de elaborar a redação atendendo aos gêneros de carta do leitor, notícia, texto de opinião dissertativo-argumentativo e resumo.
Os estudantes que farão a última etapa do processo seletivo deverão ler as obras “Recordações do Escrivão Isaías Caminha”, de Lima Barreto, “O Aprendiz de Feiticeiro”, de Mário Quintana, “O Grande Mentecapto”, de Fernando Sabino, “Quase Memória, Quase Romance”, de Carlos Heitor Cony, e “Amor e Outros Contos”, de Luiz Vilela. A redação vai ser aplicada com os gêneros de carta de reclamação, carta resposta à reclamação, texto de opinião dissertativo-argumentativo, notícia e resumo.
Como funciona o PSS
Segundo a universidade, a UEPG foi a primeira instituição paranaense a implantar o PSS, no ano 2000. Diferente de um concurso tradicional, que realiza provas com todo o conteúdo escolar de uma vez só, nesse sistema, o aluno é avaliado ao final de cada série do Ensino Médio. Nos dois primeiros anos, o estudante realiza as provas sem definir por qual curso deseja disputar uma vaga.
Somente ao final do terceiro teste, o candidato pode optar por um dos 38 cursos ofertados pela UEPG, em Ponta Grossa, Castro ou Telêmaco Borba. A partir da soma dos resultados dos três concursos, o aluno tem a chance de conquistar uma vaga. De acordo com a instituição, todos os anos, 25% das vagas dos cursos de graduação são reservadas para quem realiza este processo seletivo.
Vestibular também muda
A UEPG também informa que, a partir de 2014, os vestibulares da universidade também serão alterados nas questões de literatura. As mesmas obras cobradas na última etapa do PSS serão exigidas no concurso. Além disso, a redação também vai utilizar dos mesmos gêneros textuais do PSS III.


Fonte: Uepg