Mídia / Jornal Fera

'Tendência é vestibular ser substituído pelo Enem/Sisu', diz reitor da UFG

11/11/2013

O vestibular na Universidade Federal de Goiás (UFG) pode acabar dentro de no máximo dois anos. A avaliação é do reitor da instituição Edward Madureira. Em entrevista ao G1, na tarde de domingo (10), quando foram realizadas as provas da primeira etapa do exame 2014/1, ele disse que processo seletivo convencional deve dar lugar ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC).
"Há uma tendência clara do processo seletivo via vestibular ser completamente substituído pelo sistema Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]/Sisu. Eu acredito que dentro de um ou dois anos, dependendo da nova gestão da UFG", explicou Edward, que é reitor desde 2006 e será substituído no início de 2014. Em junho deste ano, a comunidade universitária elegeu o professor Orlando Afonso Valle do Amaral para ser o novo administrador da instituição, mas o nome dele ainda precisa ser homologado pelo MEC.
A UFG já destina 50% de suas vagas para ingresso via prova nacional. "Este ano temos uma mudança significativa. Ampliamos de 20% para 50% as vagas que serão destinadas ao Sistema Enem/Sisu. Restam apenas metade das vagas para o vestibular. Por isso, aparentemente, cursos com medicina e engenharia civil apresentaram uma concorrência maior. Mas, na verdade, os alunos estão concorrendo duas vezes", argumentou o reitor.

Edward concorda que o Enem não deixa de ser um "grande vestibular", mas aponta vantagens no sistema unificado. "Nós assistimos as pessoas migrando pelo país para levar seus filhos para fazer vestibular, um estresse enorme para o estudante e para os familiares. Então, em uma prova só, ele acaba tendo acesso a tudo isso", acredita.
Apesar de ver com bons olhos o Enem/Sisu, o reitor da UFG defende que ele seja sempre repensado e aprimorado. "Tanto na segurança, quanto no conteúdo e na correção, ainda tem muito o que evoluir, mas o governo tem tomado medidas para consolidar esse processo", afirma Edward.
Abstenção e gabarito
Quase 30 mil alunos participaram, na tarde de domingo, da primeira etapa do vestibular 2014/1 da UFG. De acordo com a presidente do Centro de Seleção, Luciana Freire, a exame teve abstenção de 2.226 mil candidatos, o que representa 7,05% do total de inscritos. Não houve incidentes.

Os candidatos fizeram a prova objetiva com 90 questões. Na saída, a maioria dos jovens ouvidos pelo G1 consideraram o grau de dificuldade da prova razoável. As questões de português foram apontadas como as mais fáceis e, para a maioria, a parte de física foi a mais difícil.

Na noite de domingo, o Centro de Seleção divulgou o gabarito oficial preliminar. Clique aqui para conferir as respostas.
O resultado da primeira está previsto para ser divulgado no dia 18 de novembro. As provas da segunda etapa serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro. O teste de habilidades e conhecimentos específicos será nos dias 5 e 6 de dezembro.

Os estudantes disputam 3.090 vagas distribuídas em 140 cursos nas unidades de Goiânia, Jataí, Catalão e cidade de Goiás. O curso de medicina é o mais concorrido, com 104,58 candidatos por vaga. Em segundo lugar está o curso de engenharia civil, com 70,35 candidatos por vaga. Na sequência aparecem direito matutino (52,03), psicologia (43,22), odontologia (41,57), e direito noturno (39,6).


Fonte: Educação Nacional