Mídia / Jornal Fera

Simulado do Enem ajuda estudante a entender as questões que errou

23/09/2013

A plataforma "Geekie Games - O desafio do Enem", aberta ao público no último dia 31, oferece um simulado inteligente aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao completar um simulado, o estudante recebe um plano de estudos personalizado, feito de acordo com as questões que ele errou durante a prova. A participação no simulado é gratuita e feita inteiramente pela internet.
O "Geekie Games" é uma realização da Geekie, uma startup de tecnologia aplicada à educação, com divulgação no G1, o portal de notícias da Globo. A plataforma inclui testes para o estudante treinar seus conhecimentos, aulas on-line e, de 9 a 16 de outubro, um simulado feito nos mesmos moldes do Enem.
Rafael Infante, Alex Atala, Anderson Silva e Oscar Schmidt gravaram vídeo sobre o 'Desafio do Enem'; veja ao lado
As questões usadas nos testes e no simulado final utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de avaliação utilizado pelo Enem que dá pesos diferentes para as questões de acordo com seu grau de dificuldade.
Por isso, a plataforma consegue entender em quais conteúdos o estudante tem mais dificuldade, de acordo com as alternativas que ele escolhe durante o simulado. Assim, é possível montar "missões" que indiquem os temas aos quais o candidato deve se dedicar com mais afinco para evoluir e aumentar sua pontuação.



Fonte: G1