Mídia / Jornal Fera

Projeto de alunos de engenharia da UnB ganha prêmio pela 2ª vez

28/08/2013

O Projecto Electron, atividade de extensão dos cursos de engenharia da Universidade de Brasília (UnB), foi premiado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) como melhor empreendimento estudantil da América Latina. O projeto leva atividades do laboratório de eletrônica para estudantes do ensino médio de escolas públicas.
O mesmo projeto já havia sido premiado pelo IEEE em 2012, como “Melhor Caso de Sucesso” no Brasil. A premiação do IEEE Student Enterprise Award, de US$ 900, ocorreu no dia 8 de agosto. O prêmio foi concedido à UnB por ter mobilizado uma grande quantidade de voluntários e de escolas da rede pública.
Com kits didáticos doados pelo próprio IEEE, voluntários do curso ensinam os alunos do ensinio médio a montarem o equipamento. Segundo a universidade, o objetivo é estimular os estudantes a conhecerem na prática os cursos de engenharia e aumentar o interesse pela área.
"Os alunos vão para escolas públicas com uma maleta portátil, que é um laboratório de eletrônica portátil", disse o o coordenador do projeto, professor Rafael Shayani. "Essa maleta tem peças que se encaixam, uma fonte de tensão, uma pilha, um ventilador, uma antena de rádio, um som, e os estudantes podem montar vários experimentos de eletrônica. Isso tudo enfatiza o que eles aprendem em física no ensino médio. Na prática, eles conseguem ver um motor gerar, uma lâmpada acender."
De acordo com Shayani, toda a elaboração e a prática das aulas são de responsabilidade dos próprios alunos de graduação. "Desde a idealização do projeto, até sua prática final, tudo é feito pelos estudantes. Então, essa premiação nos deixa ainda mais orgulhosos, por ver que uma iniciativa estudantil tem dado tantos frutos bons”, disse o professor.

Fonte: G1