Mídia / Jornal Fera

Professor: como ensinar alunos com necessidades especiais

13/08/2015

Ensinar alunos com necessidades especiais requer muito esforço e preparo por parte do professor, que deve saber como adaptar o seu método de ensino para atender às dificuldades pessoais de cada estudante.

A inclusão de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais tem ganhado destaque na mídia desde a Conferência Mundial sobre Necessidades Especiais, realizada em 1994, na cidade espanhola de Salamanca. Nessa conferência, foi apresentado um novo pensar em educação especial, além de serem sugeridas propostas e recomendações sobre o assunto.

Veja a seguir 5 dicas para ajudá-lo a ensinar da melhor forma possível. Confira:

1 - Mantenha a calma
É importante que o educador saiba manter a calma durante as aulas. Momentos difíceis podem provocar estresse no educador, mas é importante que ele saiba entender a situação e manter a tranquilidade, para deixar o aluno o mais confortável possível.

2 - Saiba assumir múltiplas funções
Muitas vezes, será necessário assumir vários papeis além da função de educador. Em muitos momentos, será necessário conversar com os pais dos alunos assumindo mais um papel de orientador do que de professor. Você já deve entrar para a área sabendo que, provavelmente, enfrentará muitos desafios ao longo do ano letivo.

3 - Seja flexível
Entenda que os alunos não têm o mesmo ritmo de aprendizado. Saber como adaptar o seu estilo de ensino de acordo com as necessidades pessoais de cada um deles é essencial.

4 - Conduza as aulas de uma forma divertida
É fundamental que as suas aulas sejam conduzidas de uma maneira divertida e leve. Os alunos devem sentir-se confortáveis e não pressionados em sala. O emocional deles deve ser trabalhado da melhor forma possível.

Fonte: Universia Brasil