Mídia / Jornal Fera

Por que é importante aprender educação financeira

24/04/2017

Provavelmente, você já se questionou um dia sobre não estar gerenciando bem o seu dinheiro. É normal. A partir do momento em que começamos a receber nosso próprio salário, tendemos a ficar um pouco desorientados sobre como organizar nossa renda. Esse problema, no entanto, tem solução: saber criar um planejamento financeiro de acordo com a sua realidade.

Para isso, existe a educação financeira, que ensina sobre conceitos e produtos financeiros, auxiliando as pessoas a desenvolverem as competências necessárias para tomarem decisões mais assertivas em relação às suas rendas e a identificarem oportunidades e riscos que o cenário em que vivem oferece.

Cartão de crédito. Poupança. Investimento. Juros. Cálculos. Inflação. Planejamento. Tudo isso deixa de ser um desafio para quem opta por dedicar parte do seu tempo para estudar e compreender como cada um desses conceitos impacta seu dia a dia – e seu bolso. É garantido: nada é tão difícil como parece, basta um pouco de esforço, força de vontade e dedicação.

Ao aprender educação financeira, você não está aprendendo apenas como economizar dinheiro, e sim em como saber fazer a escolha certa, que garante a liberdade financeira, um futuro mais seguro, um retorno factível sobre os investimentos e oportunidades de investir em experiências enriquecedoras.

Quem poupa corretamente, está preparado para cobrir qualquer imprevisto que possa surgir. Consegue, ainda, investir em viagens, na formação profissional e até mesmo em um bem mais caro que desejava adquirir, mas não sabia como. E o melhor: sem se afundar em dívidas, um dos principais problemas enfrentados pelas pessoas ao longo da vida.

Ou seja, quanto mais cedo se aprende sobre educação financeira, mais resultados positivos serão observados durante os anos.

Fonte: Universia Brasil