Mídia / Jornal Fera

Os livros mais lidos pelos educadores

28/06/2016

Entre os títulos mais lidos pelos professores brasileiros, estão os religiosos e obras de autoajuda com vendas muito expressivas no país. Essa é apenas uma das conclusões da pesquisa Retratos da Literatura no Brasil, Organizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Ibope.

Segundo o estudo, 84% dos docentes no Brasil são considerados leitores, ou seja, leram pelo menos um livro nos últimos 12 meses. Porém, metade deles não se lembra o nome da obra que leu mais recentemente. Além disso, a média de livros lidos, inteiros ou em partes, pelos docentes nos últimos três meses é de 5,2.

O estudo foi realizado ao longo do ano de 2015. Ao todo, foram entrevistadas 5.012 pessoas de todos os estados do país.

A partir da lista de obras disponibilizada pela pesquisa, o site da revista Educação selecionou cinco títulos que caíram no gosto dos professores. A grande maioria é composta por obras de ficção: apenas um é especializado em uma área de atuação docente. Veja a seguir.

A esperança - Trilogia Jogos Vorazes (Mockingjay, 2010)
Suzanne Collins


Último livro da saga Jogos Vorazes, a obra é sucesso entre o público jovem-adulto. Escrito pela estadunidense Suzanne Collins, a trama se passa no futuro, quando, destruída por guerras, a América do Norte passa a se dividir em 12 distritos e uma capital. A esperança retrata o desfecho da luta de Katniss Everdeen, protagonista e líder da rebelião contra o governo autoritário do novo país.

Toda a trilogia foi adaptada para o cinema em quatro produções, e contou com a interpretação da atriz Jennifer Lawrence (ganhadora do Oscar em 2013 pela atuação em "O lado bom da vida") no papel principal. Os filmes foram lançados nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015.

O monge e o executivo - Uma história sobre a essência da Liderança (The servant, 1998) James C. Hunter

The Servant ("O servidor" ou "Aquele que serve", em tradução livre) foi escrito em 1998, mas não se tornou um sucesso nos Estados Unidos.

Seu maior mercado de vendas está no Brasil, onde já vendeu mais de 3 milhões de cópias desde seu lançamento em 2004, pela editora Sextante.Sucesso de vendas no Brasil, o livro do norte-americano James C. Hunter é considerado uma obra de autoajuda profissional. Focada no que autor considera ser a verdadeira liderança, a obra mostra ensinamentos sobre como ser um bom líder por meio da servidão ao outro.


Amor nos tempos do cólera (El amor en los tiempos del cólera, 1985)
Gabriel García Márquez


Considerado pelo consagrado autor colombiano como sua melhor obra, Amor nos tempos do cólera conta a história do romance entre Florentino e Fermina, amantes na Colômbia do século 19. Impedidos de ficar juntos na juventude pelo pai da moça, o casal vive um amor a distância que dura mais mais de 50 anos , até que os dois se reencontram na velhice.

O ponto de partida para o enredo do livro veio da história dos pais de García Márquez. O telegrafista, violinista e poeta Gabriel Elígio Garciá - mesmas profissões do personagem Florentino - se apaixonou por Luiza Márquez, mãe do autor, quando muito jovem. O romance real também enfrentou a oposição do pai de Luiza, coronel Nicolas, que tentou impedir o casamento enviando a filha ao interior da Colômbia para uma viagem de um ano.

O símbolo perdido (The Lost Symbol, 2009)
Dan Brown


Esse é o quinto bestseller do autor estadunidense Dan Brown. Em seu primeiro dia de vendas, o livro vendeu 1 milhão de cópias nos EUA, no Reino Unido e no Canadá. A trama narra a terceira aventura do simbologista Robert Langdon, o mais famoso personagem do autor.

Ambientado em torno da maçonaria nos Estados Unidos, a história deixa de lado os conflitos com a igreja católica trazidos nos dois sucessos anteriores do autor: Anjos e Demônios (2000) e o polêmico O Código da Vinci (2003). Houve um plano de adaptação cinematográfica da obra, que foi abandonado pela produtora. Optou-se por focar a produção do filme do último livro de Brown, Inferno (2013).

Fisiologia do exercício - Nutrição, Energia e Desempenho Humano
(Exercice Physiology, 1981 - 1ª versão)
William D. Mcardle


Atualmente em sua sétima edição, o livro traz princípios científicos, entrevistas e pesquisas relacionadas aos diversos aspectos que compõem o tema.

Seu autor, William D. Mcardle, é professor emérito do departamento de família, nutrição e saúde do exercício da Queens College of the City University of New York, nos Estados Unidos. O livro se propõem a ser uma fonte de conhecimento para estudantes e instrutores da área de educação física.

Fonte: Revista Educação | Por Beatriz Quesada