Mídia / Jornal Fera

Objetividade é a melhor maneira de garantir notas altas na redação do Enem

24/07/2014

Quando você está redigindo um texto é comum que seu fluxo de ideias te afaste do tema central da redação e faça com que você escreva mais do que o necessário. E, se você é vestibulando, isso pode significar perder valiosos pontos na avaliação. Por isso, para não ter uma nota ruim no Enem ou vestibular é essencial que você tenha objetividade. A Universia Brasil separou algumas recomendações para ajudá-lo a ser sucinto. Confira:

1 – Clareza é fundamental
Seu texto deve deixar claro para o leitor, desde o primeiro parágrafo, qual é a sua tese. Mas isso não significa que você deve escrever longas explicações, repletas de informações desnecessárias. Pelo contrário: seja crítico e questione-se, antes mesmo de escrever seu parágrafo, se esse dado é realmente relevante ao tema. E não se esqueça de verificar se ele apresenta alguma relação com o parágrafo anterior.

2 – Nem muito longas, nem muito curtas
É comum perder o sentido das frases quando estas são muito longas ou então escrevê-las muito curtas e, consequentemente, gerar muitas interrupções no ritmo de leitura do texto. Por isso, varie o comprimento das sentenças. Opte por frases curtas quando quiser enfatizar algum tópico e períodos longos quando seu objetivo for ilustrar algum argumento. Mas use períodos longos com moderação, pois fazer rodeios para dizer algo simples só vai desmotivar seu leitor.

3 – Escolha bem as palavras
É comum pensar que escrever palavras rebuscadas fará você parecer mais culto e, consequentemente, renderá uma boa nota. No entanto, isso nem sempre é verdade porque elas podem complicar demais a leitura do seu texto, sem mencionar que, se você não tiver certeza do seu significado, elas podem até enfraquecer sua tese. Para não perder pontos por isso, reflita se a palavra é de fato adequada para o tipo de texto e para a mensagem que você quer passar.

Abreviações também merecem cuidado, pois, mesmo que seu objetivo seja facilitar seu trabalho, estas podem complicar o do corretor. Se for usá-las, tenha certeza de que seja uma abreviação muito utilizada. Por fim, evite repetições. Use sinônimos ou até corte palavras de mesmo significado se estas aparecerem muito no seu texto. O mesmo vale para a repetição de informações, afinal ser redundante não é nada bom.

Sobre o Enem 2014
O Enem 2014 será realizado nos dias 8 e 9 de novembro e tem 8,7 milhões de candidatos inscritos. O exame é utilizado na seleção de todas as universidades federais, pré-requisito para o acesso a programas como Ciência sem Frontreiras, Prouni e Fies. Além disso, o Enem certifica a conclusão do ensino médio.

Fonte: Universia Brasil