Mídia / Jornal Fera

MEC vai criar caixa forte para guardar o banco de questões do Enem

06/09/2013

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai instalar um andar de máxima segurança, como uma espécie de caixa forte em três níveis, na nova sede do órgão em Brasília (DF), para proteger as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outras provas realizadas pelo MEC. O presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, afirmou nesta quinta-feira (5) que a estrutura física deste 'bunker' já está pronta, mas não informou o prazo para que ela entre em funcionamento. Segundo a assessoria de imprensa do Inep, a licitação para a instalação dos equipamentos de segurança ainda está em andamento.
Segundo o edital da licitação, o pregão foi agendado para o dia 17 de setembro, e a empresa contratada terá até 90 dias para implantar o sistema, ou seja, o andar de segurança máxima da nova sede do Inep só deve estar totalmente operacional no fim de 2013.
Todos os bancos de questões de exames do governo federal ficará concentrado no local, como o Enem, o Revalida, o Enade, a Prova Brasil, a prova de proficiência em português para estrangeiros (Celpe-Bras) e a Avaliação Nacional de Alfabetização. Para equipar a estrutura de segurança do 'bunker' com câmaras, aparelhos de identificação biométrica, scanners e portas eclusas.
Além da caixa forte com as questões, o andar também terá espaços destinados à produção de novas questões para os bancos de itens, a análise dessas questões e a elaboração das provas federais, a partir das escolhas dos itens lá protegidos. Professores de Brasília que trabalham para o MEC na criação da questões, por exemplo, poderão trabalhar ali. Mas o acesso e a permanência no local serão controlados.
De acordo com o edital da licitação, a área total deste ambiente protegido terá 988 m² e deverá ser vigiado por 101 câmeras de vídeo, sendo que 13 delas são de alta definição.
"Nós fizemos um estudo aqui no Brasil, fizemos estudos com empresas de risco e estudos no exterior. As nossas necessidades, o que nós precisávamos, e temos o edital. [...] Vamos fazer uma análise de custo, da qualidade, do que nós precisamos e então a contratação. O edital está na rua. [..] Nós não podemos ter nenhum ponto cego. Para a segurança de todos: nossa, dos exames e também dos que estão ali, dos especialistas", afirmou Costa.
Ele ainda ressaltou que a expectativa é que esse banco seja utilizado para todas as provas aplicadas pelo governo federal a partir do ano que vem. "Isso vai nos ajudar muito principalmente no momento em que estamos com um volume muito bom do banco de itens. [...] É muito bom que eu tenha todas as equipes porque não é só na formulação da prova, é na análise dos itens. Então, isso vai nos permitir mais agilidade também no processo."
Guia do Enem 2013
O Ministério da Educação lançou nesta quinta um manual gratuito para orientar estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ser realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O guia está disponível no portal do Inep e não será distribuído fisicamente aos candidatos.
A cartilha é dividida em quatro partes e traz dicas para a prova e todas as novas regras para a correção da redação. Mercadante explicou que formou uma comissao de doutores e pós doutorres para ajudar no treinamento de quem vai fazer a correção da redação do Enem.
A primeira parte do guia inclui o tipo textual a ser aplicado na redação e como ele será avaliado. Além disso, há esclarecimentos das principais dúvidas dos alunos como a quantidade mínima de sete linhas, o título opcional e a possibilidade de utilização dos dois padrões ortográficos de português.
A segunda seção vem com o detalhamento das cinco competências cobradas e a explicitação dos critérios de avaliação.
O terceiro capítulo é composto por uma análise da redação do Enem de 2012 abordando o que se esperava do candidato e com recomendações para a compreensão da proposta. Para complementar, a última parte do manual traz cinco redações do ano passado que tiraram mil pontos, a nota máxima.

Fonte: G1