Mídia / Jornal Fera

MEC deve decidir nesta semana se fecha Gama Filho, diz Mercadante

13/01/2014

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta segunda-feira (13) em coletiva de imprensa em Brasília que o ministério deverá decidir ainda nesta semana se a Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, será descredenciada e fechada. Segundo Mercadante, caso ocorra o fechamento, a pasta deverá auxiliar a transferência de estudantes e professores para outras instituições.
A Gama Filho teve o vestibular suspenso pelo MEC em dezembro do ano passado. Portaria publicada no "Diário Oficial da União" informou que a instituição não poderia receber novos alunos por vestibular, abrir novos cursos ou realizar transferências enquanto durar processo administrativo que corre contra ela.
No primeiro semestre de 2013, professores realizaram greve por falta de pagamento e o MEC alegou descumprimento de acordo com o governo. "Nós já fizemos um termo de saneamento de deficiências com a universidade. [...] Se não honrarem o compromisso nós descredenciaremos a universidade. Eles não cumpriram alguns acordos fundamentais, como pagar o salário em dia dos professores", disse Mercadante.
Protestos no Rio e em Brasília
Alunos da instituição têm tentado, sem sucesso, conseguir os documentos necessários para realizar a transferência de faculdade, mas o prédio da universidade está abandonado, com funcionários e professores em greve. Na semana passada, alguns estudantes da Gama Filho foram até Brasília para fazer um protesto no MEC. Nesta segunda-feira, dezenas deles fizeram uma vigília em frente ao edifício da universidade.
De acordo com Mercadante, caso o descredenciamento seja confirmado, a pasta lançará edital público para realizar a transferência dos estudantes.
"É uma transferência assistida - já fizemos isso em outras situações. O MEC coloca a partir da vida acadêmica de cada, disponibiliza isso no edital publico e as instituições que tiverem interesse podem fazer a sua proposta para receber esses estudante, para acolher esses estudantes", declarou. Segundo o ministro, a pasta também estimulará a transferência de professores, fazendo proposta específica para docentes.
O Grupo Galileo, que controla a Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade, alega que está em curso um plano de reestruturação para atender as determinações do Ministério da Educação. E disse que os documentos e o histórico acadêmico podem ser solicitados pela internet.


Fonte: Educação Nacional