Mídia / Jornal Fera

Mais de 17 mil estudantes fazem prova de processo seletivo na UEPG

22/11/2013

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na região dos Campos Gerais do Paraná, realiza no domingo (24) as provas do Processo Seletivo Seriado (PSS) para estudantes do Ensino Médio. Mais de 17 mil alunos, que estão concluindo uma das três séries, vão participar do concurso.
Além de Ponta Grossa, as provas serão aplicadas em outras 14 cidades do estado, como Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Maringá, Palmeira, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama.
A realização do teste será permitida com a apresentação da ficha de inscrição, do documento de identidade original ou em fotocópia autenticada. O estudante ainda deve levar uma caneta esferográfica escrita grossa, de cor azul escura ou preta e feita com material transparente.
Três provas diferentes são aplicadas no PSS. Estudantes da primeira série vão elaborar a redação e preencher um teste com 60 questões. Para os candidatos do segundo ano, são 40 perguntas mais a redação. Os alunos que fizerem a prova do último ano terão de responder 50 questões e também, escrever a redação. As provas de todas as séries têm o valor total de mil pontos.
O candidato deve chegar ao local de prova até as 14h30 e terá entre 15h e 19h para responder às questões. O ensalamento e outras informações podem ser consultados no site da Comissão Permanente de Seleção da UEPG.
Como funciona o PSS
Segundo a universidade, a UEPG foi a primeira instituição paranaense a implantar o sistema, no ano 2000. Diferente de um concurso tradicional, que realiza provas com todo o conteúdo escolar de uma vez só, no PSS, o aluno é avaliado ao final de cada série do Ensino Médio. Nos dois primeiros anos, o estudante realiza as provas sem definir por qual curso deseja disputar uma vaga.
Somente ao final do terceiro teste, o candidato pode optar por um dos 38 cursos ofertados pela UEPG. A partir da soma dos resultados dos três concursos, o aluno tem a chance de conquistar uma vaga. De acordo com a instituição, todos os anos, 25% das vagas dos cursos de graduação são reservadas para quem realiza este processo seletivo.


Fonte: G1