Mídia / Jornal Fera

Fuja desses 4 hábitos e veja sua produtividade aumentar

26/02/2015

Alguns hábitos, como passar horas na internet, são conhecidos vilões da produtividade, porém, existem tarefas comuns ao dia a dia que podem fazer qualquer profissional perder a concentração e, consequentemente, produzir menos. Pensando nisso, a Universia Brasil listou 4 armadilhas que você deve evitar para ver cada vez mais resultados em seu trabalho. Confira:

Resolver todos os problemas em reuniões
Em geral, as reuniões costumam ser longas e consomem boa parte do dia, horas valiosas que poderiam ser dedicadas a outros projetos. O ideal seria diminuir o número de encontros semanais, porém, se isso não for possível, o melhor é torná-los mais curtos. Para isso, tente solucionar os problemas entrando em contato com os colegas conforme as situações apareçam, sem esperar o momento da reunião. Dessa forma, muitas questões já terão desaparecido e não ocuparão o tempo de outros assuntos, agilizando o processo.

Apostar em multitarefas
Embora o acúmulo de atividades do dia sugira que a melhor forma de lidar com tudo seja fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, esse é o jeito mais fácil de acabar se distraindo e não terminando nenhuma das tarefas. Isso acontece porque o cérebro funciona melhor quando está concentrado em uma atividade, fazendo com que você termine mais rápido aquele trabalho e possa partir para o próximo.

Adiar as tarefas mais difíceis
Ao estabelecer uma ordem de prioridade, uma coisa deve ficar clara: nem sempre o mais fácil é aquilo que você precisa fazer com mais urgência. Sendo assim, muitas pessoas acabam começando o trabalho pelas tarefas mais fáceis e adiando os projetos mais complexos, o que não é uma boa estratégia. O melhor é começar o dia por aquilo que for mais complicado, assim, você terá mais energia e conseguirá resolvê-lo com mais calma, evitando que a situação se prolongue.

Planejar o dia sem flexibilidade
Outro erro comum, que pode passar despercebido como acerto, é o planejamento exagerado. É claro que organizar sua agenda e equilibrar as tarefas é uma ótima ideia para ter um bom panorama sobre tudo o que você precisa fazer no dia, no entanto, fazer esse arranjo sem deixar espaço para remanejamentos ou momentos de descanso acaba gerando estresse e sobrecarga de trabalho. Além de não conseguir terminar tudo o que foi agendado para aquele dia, ainda há a chance de se sentir frustrado e começar a perder motivação.

Fonte: Universia Brasil