Mídia / Jornal Fera

Faço Pedagogia, mas prefiro dar aulas para o ensino médio. Devo trocar de curso?

19/02/2015

A formação em Pedagogia passou por várias mudanças nos últimos 20 anos. Até alguns anos atrás, os cursos que formavam pedagogos tinham que possibilitar “habilitações” que definiam áreas específicas de atuação: orientação educacional, supervisão e coordenação, direção escolar, ensino no fundamental I.

Quem desejasse lecionar no ensino fundamental I não necessariamente precisava cursar Pedagogia: bastava a formação em magistério – obtida no ensino médio profissionalizante. Isso foi alterado pela promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1.996 e outras determinações legais posteriores que extinguiram a exigência das faculdades oferecer uma ou duas habilitações, o que significa que atualmente os pedagogos podem exercer qualquer das funções citadas.

Houve também a abertura para que pedagogos trabalhassem como educadores das séries pré-escolares. Portanto, como já deve ser de seu conhecimento, o pedagogo não necessariamente trabalha apenas junto a crianças nas fases iniciais do processo de escolarização, mas pode também orientar educacionalmente jovens e supervisionar / dirigir ações educacionais junto a jovens e adultos.

Considere essas prerrogativas antes de optar pela mudança de graduação. Inclusive porque para formados em Pedagogia há a opção da realização da chamada “segunda licenciatura”: esse curso é como se fosse a extensão da formação, podendo habilitar o profissional para lecionar disciplinas como Artes, Geografia, História; afinal, aquelas dispostas no ensino fundamental II e médio.

Esses cursos têm a duração em geral de 1 a 2 anos e são ofertados inclusive na modalidade “ensino a distância” (EaD). Faça uma pesquisa na internet para maiores detalhes.

Fonte: Guia do Estudande