Mídia / Jornal Fera

Estudar com provas antigas é principal dica para realizar Enem

28/06/2013

Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do curso pré-vestibular Anglo, acha que a prática deve ser feita com provas a partir do ano de 2009, quando o perfil do exame mudou.

"Analisar questões dos anos anteriores a 2009 é bobagem, quando muito pode-se olhar a redação. O perfil é distinto. Lógico que ainda existe raciocínio e interpretação de gráficos e mapas, mas agora há mais conhecimento da matéria", explica. "Quem dominar apenas a lógica fará algumas questões, é claro, mas não todas".

Novas Mídias


Para o coordenador do Anglo, Alberto Nascimento, aplicativos gratuitos sobre o Enem são bons para colocar em prática o que o aluno já sabe; confira dez 

Com base na experiência adquirida na resolução de provas anteriores, o aluno estará apto a fazer um plano de estudos baseado na sua realidade, considera Mateus Prado, especialista em Enem do cursinho Henfil.

"É como um circuito de fórmula um. Se você conhece o caminho, é melhor. Dá para analisar o que você está acertando muito ou nada e a partir daí traçar estratégias", analisa. "Se você estudar o que sabe demais, vai perder tempo. Se estudar o que sabe nada, terá um déficit de aprendizagem. Então, o recomendável é se aprofundar no que você tem a base para progredir no seu tempo de estudo".

Além disso, é importante lembrar que o Enem também é uma prova de resistência. Atualmente com dois dias de duração, os alunos precisam estar bem preparados fisicamente. "O grande problema é o tamanho da prova. Agora são 90 questões em cada dia e mais a redação. Por isso, o candidato precisa tomar cuidado com o cansaço, estudar com antecedência e manter o ritmo de estudo", diz Nascimento.

Para a coordenadora do Curso e Colégio Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, não há fórmulas mágicas para o estudante que vai prestar o Enem. "O que o estudante tem na escola já é uma preparação para o exame. Portanto, tem que estudar direito, e não passar para uma parte do aprendizado sem ter assimilado a anterior. Tire dúvidas, erre, refaça os exercícios, pergunte. Assim se garante a fixação do conhecimento."

Ela também é da opinião que tantos os exercícios impressos como os online beneficiam o aluno. "Você tem de saber como ler um texto, ver o que ele pede, analisar um gráfico e uma tabela, entender o enunciado. Os simulados são bons para treinar o aprendizado."

Fonte: educação.uol