Mídia / Jornal Fera

Em março, Mais Médicos terá 13 mil profissionais, diz Padilha

04/11/2013

Até março de 2013, o programa Mais Médicos terá 13 mil profissionais, atendendo totalmente à demanda dos municípios, anunciou nesta segunda-feira (4) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A partir desta segunda e até o dia 10, mais três mil médicos cubanos chegam ao Brasil para trabalhar em comunidades e nas periferias das grandes cidades, anunciou Padilha. Eles começam a trabalhar depois de três semanas de avaliação.
"Hoje já são 3.500 médicos atuando, principalmente na periferia das grandes cidades. Paraisópolis (comunidade de São Paulo) já tem 100% de cobertura", disse o ministro.
Padilha disse ainda que em dezembro o ministério deve abrir novo edital de chamada de médicos brasileiros e estrangeiros para o programa.
"Escolhemos dezembro porque é o mês em que se formam muitos médicos", disse.
Padilha minimizou o fato de 48 médicos do programa terem sido reprovados no Revalida - Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, aplicado para reconhecer diplomas obtidos no exterior.
"Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. O Revalida é um exame para fazer cirurgia, para o médico atuar em todas as áreas. O progama Mais Médicos é para o médico atuar na atenção básica da saúde. O Mais Médicos traz médicos com histórico de atuação em seus países de origem, reconhecidos e com registro, que passam por uma avaliação de três semanas", disse o ministro, em evento da Central Única das Favelas (Cufa) no Rio de Janeiro.


Fonte: G1 Educação