Mídia / Jornal Fera

Conheça 5 dicas de estudos essenciais para garantir uma nota boa no Enem 2015

25/03/2015

É uma reclamação comum entre os estudantes a dificuldade de se concentrar para estudar, sobretudo quando têm que focar por conta própria nos conteúdos trabalhados em sala de aula para se preparar para os vestibulares do final do ano. Para ajudá-lo a superar este obstáculo, a Universia Brasil reuniu 5 dicas essenciais para que você possa ter um melhor aproveitamento nos seus estudos e, consequentemente, uma ótima nota no Enem 2015. Confira-as abaixo:

1 – Alimente-se bem antes de estudar
É comum que as pessoas se sintam sonolentas depois de comer – principalmente quando ingerem alimentos muito pesados – e, por isso, se concentrar nos conteúdos de uma disciplina passa a ser uma tarefa muito difícil. Para evitar que esta sensação atrapalhe seus estudos, evite comer alimentos, como feijoada, se você planeja revisar conteúdos depois do almoço. Nessas situações, o ideal é não exagerar.

Beber água com frequência é outro conselho importante para ter melhor desempenho nos estudos, porque, como a cafeína, ajuda os estudantes a combater o sono. No entanto, sua grande vantagem está no fato de não aumentar sua ansiedade, como faz a substância presente nos refrigerantes de cola e café.

2 – Estude quando você estiver mais acordado
Todo mundo tem um período do dia em que consegue focar mais nas atividades, certo? Pois saiba que é durante estas horas que você deve se dedicar aos estudos voltados para o vestibular, sobretudo as matérias que você considera mais complexas, afinal você garantirá mais disposição e eficiência para a compreensão da leitura e dos exercícios.

3 – Fique confortável, mas não muito
É essencial que você se sente numa cadeira na qual você tenha apoio para as costas e seja capaz de relaxar. Contudo, é preciso ter cuidado para que esta sensação não predomine e você possa direcionar sua energia para os estudos. Por isso, se você costuma dormir sentado no sofá, talvez lá não seja o lugar ideal para estudar.

4 – Limpe sua mesa
Estudar numa mesa repleta de objetos que você não usa pode se tornar um grande empecilho para você se concentrar, já que você terá a sua disposição muitas opções de distração e alguns empecilhos em termos de organização. Por isso, no momento em que você for estudar, tenha a mão apenas o essencial, como lápis, cadernos, livros e outros materiais audiovisuais que complementem sua revisão.

5 – Faça intervalos
Quando você está sentindo que não está mais conseguindo se concentrar, faça um intervalo. Não precisa ser muito longo, 5 minutos a cada hora é o suficiente. Neste tempo, aproveite para respirar fundo, se alongar e tirar por alguns instantes a escola da cabeça. Mas, se você estiver muito cansado, faça pausas mais longas, afinal não adianta sobrecarregar seu cérebro se você não está conseguindo se dedicar direito. O importante é acrescentar períodos de tempo nos quais você possa tirar um pouco a tensão e o estresse dos seus ombros, garantindo uma melhor compreensão dos conteúdos.


Fonte: Universia Brasil