Mídia / Jornal Fera

Como tirar o máximo proveito de um curso online

05/11/2015

A educação online tem se tornado cada vez mais comum no ambiente acadêmico. Muitos estudantes costumam aprofundar os seus conhecimentos pela internet, muitas vezes através de cursos online gratuitos, vídeos, TED Talks, jogos educativos, entre outras ferramentas. Esse tipo de ensino pode facilitar muito a vida do aluno, já que, na maioria das vezes, é oferecido gratuitamente.

Entretanto, para ter um bom proveito ao fazer um curso online, é necessário realizá-lo da maneira correta. Pensando nisso, separamos a seguir 4 dicas úteis para estudar pela internet. Confira abaixo:

1 - Certifique-se da credibilidade do curso
Antes de começar o curso, é importante checar a credibilidade da instituição de ensino que o disponibilizou. A escola é realmente confiável e tem uma boa reputação? O site é seguro? E quanto aos conteúdos, eles são realmente válidos? Essas são algumas perguntas que você deve fazer antes de iniciar um estudo à distância.

2 - Faça um plano de estudo
Muitos estudantes podem não conseguir concluir um curso online por causa da procrastinação. Ao estudar em casa, em geral costuma ser mais tentador aos alunos adiar as tarefas, deixando-as sempre para depois. Trata-se de um erro comum, já que só aumenta a dificuldade para concluir as atividades, acumulando uma quantidade cada vez maior de conteúdos. Uma dica interessante para evitar que isso aconteça é elaborar um plano de estudos antes mesmo de começar o curso, estabelecendo metas para cumpri-lo com comprometimento.

3 - Estabeleça uma rede de contatos
A educação online possibilita a construção de um aprendizado colaborativo, no qual os alunos podem interagir uns com os outros, trocando conhecimentos e compartilhando ideias, tirando dúvidas sobre diferentes assuntos. Sempre que puder, procure interagir com os outros estudantes, inclusive com os professores. Para isso, você pode participar de fóruns online, conversas em grupo, debates, mensagens, entre outros recursos.

4 - Explore o site
Antes de começar a estudar online, é importante conhecer bem o site que será utilizado. Procure explorar os recursos que ele oferece, vendo como você pode aproveitá-los durante o seu curso. Com calma, navegue pelo site e faça uma pesquisa nele, conversando com outros estudantes que utilizam ou já fizeram uso da página para obter possíveis dicas de como aproveitá-lo da melhor maneira.

Fonte: Universia Brasil