Mídia / Jornal Fera

Como não deixar o amor pela leitura de lado

09/11/2016

O amor pela leitura é desenvolvido cedo na vida por muitas pessoas, mas com o andamento da vida e as crescentes exigências do mundo moderno, não difícil que esse prazer acabe ficando no passado. Mas nem tudo está perdido! Se você está sentindo a distância entre você e os livros crescendo, ou se eles já foram abandonados no passado, leia as dicas a seguir para não deixar o seu amor pela leitura de lado.

1. Tire leituras obrigatórias do caminho rápido
Se você está estudando, seja para o vestibular ou para a faculdade, a sua fila de leitura provavelmente tem alguns itens que você não quer ler de verdade. É inevitável, por mais que você ame ler, alguns livros vão ser chatos. Mas você tem que os ler.
Livre-se da tarefa o mais cedo possível: planeje o número de páginas ou capítulos que você deve ler por dia para terminar a leitura a tempo para poder ler o que você gosta sem culpa. Ficar adiando a leitura só faz com que ela se acumule e torne todas as outras leituras menos prazerosas porque você sabe que deveria estra fazendo outra coisa.

2. Leia o que você gosta
Amantes de livros caem facilmente na armadilha dos livros que você “tem que ler”. Livros complexos, que aquele amigo garantiu que vai mudar a sua vida, mas que você tem até medo de abrir. Não se torture com isso. Se você está lendo como entretenimento, escolha os livros que peguem a sua atenção, não os que você acredita que deveria ler. Não tenha medo da ficção, ou de ler um livro porque o filme foi bom. Afinal, a leitura não deveria ser encarada como um enobrecedor de caráter. É diversão.

3. Use seu tempo de transporte
A falta de tempo pode desencorajar a leitura, mas se você anda de ônibus, trem ou metrô, aproveite essas oportunidades para ler. Essas viagens são boas oportunidades para fugir para uma história, mesmo que você esteja cercado de trânsito. Ler no transporte faz o caminho passar mais rápido e o transito ficar menos estressante. Ao invés de ser uma perda de tempo no transporte público, é mais tempo para ler!

4. Tire os olhos do celular
Todos somos culpados de passar tempo demais no celular, fazendo nada por tempo demais. O tempo gasto olhando o feed do Facebook, esperando alguma coisa acontecer poderia ser usado para outras coisas infinitamente mais produtivas, como ler. O mundo moderno pode nos fazer acreditar que não temos tempo para fazer o que gostamos, mas a verdade é que nós simplesmente não usamos o nosso tempo do melhor jeito.

5. Leia novos autores
A regra principal de ler por prazer é que a leitura deve ser algo que você anseia fazer, algo que passa pela sua mente durante o dia inteiro. Isso não vai acontecer se você não atualizar sua lista de leitura. Novos autores abrem as portas para novos estilos de escrita, o que sempre incentiva você a voltar para o livro. Com esse incentivo você é capaz de encontrar mais tempo para colocar a leitura em dia.

Fonte: Universia Brasil