Mídia / Jornal Fera

Como escolher uma carreira de acordo com a sua personalidade

16/11/2016

O teste de personalidade MBTI (Myers-Briggs Type Indicator, ou seja, Indicador de Tipo Myers-Briggs) é um teste de personalidade desenvolvido por Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers com objetivo de dividir as pessoas em 16 personalidades a partir de cinco grandes características de personalidade (Mente, Energia, Natureza, Táticas e Identidade).

De acordo com o teste, todo mundo se encaixa em uma delas. Mesmo que seja possível exibir traços de mais de uma personalidade, uma é sempre dominante.

Essas 16 personalidades podem ser divididas em 4 categorias: analistas, diplomatas, sentinelas e exploradores. E cada uma delas possui carreiras que se encaixam melhor com as respectivas personalidades.

Se você acredita que a sua carreira é uma parte importante da sua vida, e que deve refletir quem você é, então por que não aceitar a ajuda da sua personalidade na decisão? Para saber qual é seu tipo de personalidade você pode fazer o teste em um dos sites que o oferece, como esse.

Veja a seguir boas opções de carreira baseadas no resultado do seu teste.

Analistas
As quatro personalidades do grupo dos analistas (INTJ, INTP, ENTJ e ENTP) têm em comum serem pessoas racionais e com bastante força de vontade, mas que têm dificuldades quando o assunto é relações sociais (em maior ou menor grau dependendo da personalidade).

Essas pessoas têm um forte para a estratégia e o pensamento objetivo, o que costuma os atrair para assuntos de exatas (por mais que existam exceções, como o filósofo Nietzsche, que era INTJ e o cozinheiro Gordon Ramsay, que é ENTJ).

Por terem esse perfil voltado para as ciências e uma vontade de criar e entender, carreiras como as de arquitetura, engenharia, administração ou carreiras relacionadas ao conhecimento acadêmico são uma boa opção.


Diplomatas
As quatro personalidades do grupo dos diplomatas (INFJ, INFP, ENFJ e ENFP) têm em comum serem pessoas empáticas e cooperativas, mas que têm dificuldades em se manter práticos. Para esse grupo as pessoas e os ideais são o mais importante, e os fins de maneira alguma justificam os meios.

Por serem pessoas que apreciam reflexão e se opõe fortemente a tudo que consideram errado ou mal, os diplomatas costumam ser atraídos para assuntos sociais e de humanas, sempre com a intenção de fazer as coisas ficarem melhores.

Algumas carreiras para esse grupo são as da política, relações sociais, direito, escritor ou carreiras relacionadas ao ativismo social.


Sentinelas
As quatro personalidades do grupo dos sentinelas (ISTJ, ISFJ, ESTJ e ESFJ) têm em comum serem pessoas cooperativas e práticas, mas que têm dificuldades em aceitar pontos de vista diferentes dos seus. Essas pessoas querem ordem e estabilidade na vida, e são boas em trabalhar com outras pessoas para atingir esse objetivo não só para si mesmos, mas para aqueles ao seu redor.

Os sentinelas são extremamente realistas e evitam conflitos com outras pessoas na busca dos seus objetivos, e por isso são ótimos líderes e administradores. Boas carreiras para essas pessoas são administração, medicina, professor ou carreiras que envolvem a minimização de riscos.


Exploradores
As quatro personalidades do grupo dos exploradores (ISTP, ISFP, ESTP e ESFP) têm em comum serem pessoas espontâneas e capazes de reagir com agilidade, mas que têm dificuldades em evitar problemas. A mais turbulenta das personalidades, são os exploradores que resolvem situações que escapam do controle. O foco não é a perfeição, mas tentar de tudo e permitir que as coisas fluam naturalmente.

São pessoas relaxadas e que adoram tentar coisas novas, por isso se dão bem em trabalhos que exigem mudanças constantes e que aproveitam seu grande poder de adaptação. Boas carreiras são as de vendas, empreendedorismo, entretenimento, artistas ou carreiras relacionadas à criação de novos caminhos e possibilidades.

Fonte: Universia Brasil