Mídia / Jornal Fera

Como achar um estágio mais rápido

25/04/2017

Ingressar no mercado de trabalho realmente está difícil. A crise econômica e política que atingiu o Brasil deixou milhares de desempregados e fez com que muitas empresas parassem de oferecer novas vagas.
Isso significa que os processos seletivos estão mais competitivos e quem quer conquistar o primeiro emprego precisa saber se destacar de seus concorrentes.

Algumas dicas, no entanto, podem fazer com que a busca por uma vaga seja ainda mais rápida – e assertiva. Confira:

MONTE UM CURRÍCULO EFETIVO
A maioria dos estudantes questiona-se sobre como montar um currículo sem ter tido experiências profissionais. Em caso de estágio, qualquer experiência conta: intercâmbio, cursos, atividades na faculdade, ajuda no negócio familiar – tudo o que estiver relacionado com o desenvolvimento de alguma habilidade na carreira é importante ressaltar no currículo. O documento deve conter até duas páginas e ser divido em tópicos: dados pessoais, objetivo profissional, formação acadêmica, habilidades e qualificações e outras informações.

APROVEITE AS ATIVIDADES DA FACULDADE
Provavelmente, seu curso oferece algumas atividades extracurriculares, como cursos, palestras e visitas. Participar de todas elas pode garantir não só certificados, como experiências. Aproveite as tarefas práticas promovidas pela instituição para desenvolver habilidades profissionais e fazer networking com empresas participantes.

INSCREVA-SE APENAS PARA EMPRESAS ADERENTES AO SEU PERFIL
Você está se candidatando para vagas que estejam de acordo com seu perfil profissional? Antes de inscrever-se para uma oportunidade, é preciso estudar a empresa e os requisitos necessários, para verificar se está aderente e concorda com a cultura organizacional da companhia e o dia a dia da área. Selecione apenas empresas que estejam de acordo com sua formação – inscrever-se para diversos processos seletivos evita que o aluno possa se dedicar aos principais.

FIQUE ATENTO AOS PORTAIS DE VAGAS
Vagas são divulgadas em portais direcionadas e também em redes sociais, como Facebook e LinkedIn. É preciso ficar atento a cada canal, para não perder uma oportunidade. Reservar um período do dia para pesquisar pode fazer a diferença.

APOSTE NO VOLUNTARIADO E CURSOS LIVRES
Aproveite o tempo livre para dedicar-se a cursos e projetos de voluntariado. Atividades extracurriculares são consideradas diferenciais por parte dos recrutadores. Quem investe o tempo em especializações e desenvolvimento profissional certamente se mostra mais preparado para ingressar no mercado de trabalho.

Fonte: Universia Brasil