Mídia / Jornal Fera

Brasil é um dos países com maior diferença salarial entre gêneros

30/11/2015

Segundo o relatório Education at a Glace 2015, desenvolvido pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e divulgado nesta terça-feira (24), a diferença entre os salários de homens e mulheres com mesmo nível acadêmico no Brasil é uma das maiores do mundo. O estudo analisou dados de 46 países, que incluem membros da OCDE, do G20 e outras nações parceiras.

A renda média de uma profissional com educação superior no País representa 62% da renda média do homem, segundo a pesquisa. O levantamento também apontou que 72% dos homens com ensino superior completo ganham mais que o dobro que a média da renda nacional. No caso das mulheres, 51% têm renda maior que a média do País.


Em países como Coréia, Eslováquia, Estônia, Israel e Hungria, a diferença entre os salários de homens e mulheres é ainda maior. Profissionais do sexo feminino ganham menos do que 60% do salário de profissionais do sexo masculino, ambos com mesmo nível de formação. Na outra ponta do ranking está a Bélgica, com a menor disparidade de salário entre os sexos. No país, as mulheres ganham até 87% do que é pago aos homens.

Fonte: Universia Brasil