Mídia / Jornal Fera

Autenticidade no trabalho: vantagem ou ponto fraco?

17/07/2014

É cada vez mais comum ver a autenticidade citada como um pré-requisito importante para várias empresas ao contratar. Tal característica exprime a tendência do mercado de valorizar profissionais que sejam eles mesmos e, por consequência, tenham mais motivação no trabalho. Esse movimento ganhou força com o advento das redes sociais, grandes incentivadoras da exposição pessoal - até mesmo profissionalmente.

No entanto, será que a máxima de que bons profissionais são sempre fiéis aos seus verdadeiros sentimentos e personalidades procede? Não necessariamente, segundo pesquisas comportamentais recentemente publicadas.

O primeiro mito a ser desconstruído é o de que os profissionais mais bem-sucedidos são, de fato, autênticos. Segundo o professor Michael Favett, em seu artigo para a escola de negóciosInsead, o cuidado meticuloso com a apresentação e a atenção ao agir de maneira adequada para cada situação são características dominantes dos profissionais de sucesso observados.

Em outro estudo, realizado por Ajay Melvra, Martin Kelduff e Daniel Brass, acrescenta-se que pessoas que aopresentam mais confiança têm mais chances de se destacar, enquanto pessoas que se mostram mais calorosas e competentes tem maior tendência a assumirem altos cargos.

Outra questão é o fato de que buscamos ser autênticos em nossas qualidades, porém desejamos camuflar nossos defeitos e pontos fracos.

O professor Favett concluiu então que "ser você mesmo de maneira inocente demais é uma receita potencial para o desastre (no pior cenário) e talvez para a decepção". Ele sugere que é melhor "agir com uma autenticidade controlada, pois isso significa pensar no contexto e nos outros, não apenas em você".

Fonte: Universia Brasil