Mídia / Jornal Fera

Aprenda a dominar sua capacidade criativa

10/12/2015

 A criatividade é uma característica cada vez mais valorizada, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida acadêmica. Pessoas criativas costumam arriscar projetos inusitados pensando em novas possibilidades para lidar com as situações do cotidiano. Além disso, quem possui um perfil criativo costuma ser curioso e ter a capacidade de conectar diferentes ideias.

No entanto,o pensamento criativo não surge de uma hora para a outra. Em geral, ele pode ser desenvolvido a partir dos conhecimentos e com as experiências vivenciadas ao longo da vida. Pensando nisso, separamos a seguir 3 atitudes para despertar a sua criatividade. Confira abaixo:

1 - Nunca pare de aprender
Para ser mais criativo, é interessante estar sempre buscando formas de aprender sobre assuntos novos. Em geral, as pessoas criativas têm uma curiosidade bastante aguçada e estão sempre explorando novas áreas para se aperfeiçoar, seja no ambiente acadêmico ou no profissional. Você pode fazer um curso de idiomas, uma pesquisa de campo, um curso online, uma pós-graduação, entre outras atividades. Além disso, também é importante ter o hábito de ler com frequência, buscando diferentes maneiras de se atualizar.

2 - Questione
As pessoas inovadoras costumam ter um senso crítico bastante apurado, analisando a validade e a coerência das informações as quais têm acesso. Por isso, é interessante ter o hábito de questionar o que lê ou escuta, seja durante as aulas ou em uma conversa com um grupo de amigos, por exemplo. Isso pode ajudá-lo a desenvolver a capacidade de argumentação, característica que costuma ser forte em pessoas criativas.

3 - Esteja aberto a novas experiências
Vivenciar novas experiências pode ajudar bastante a aumentar sua capacidade criativa. Existem várias formas de experimentar novas situações: você pode fazer uma viagem, aceitar uma nova proposta no trabalho, fazer um curso em uma área diferente, participar de projetos voluntários, entre outras atividades.


Fonte: Universia Brasil