Mídia / Jornal Fera

Aprenda a compreender o vocabulário acadêmico

04/02/2015

A maioria dos estudantes encontra dificuldade em entender o que está dito nos materiais que os professores entregam em sala de aula, sobretudo quando é uma texto acadêmico. Isso se deve ao fato de que as palavras costumam ser mais rebuscadas e, por isso, muitas vezes não fazem parte do vocabulário que os alunos estão acostumados a ler diariamente ou então a usar em suas redações. Se você se identificou com esta situação, não se preocupe. Confira três dicas essenciais para que você aprenda a compreender o que os acadêmicos escrevem:

1 - Leia. E muito
Como você aprende uma palavra nova? A resposta mais comum é vendo alguém a utilizar. A melhor maneira de superar a sua dificuldade em interpretar obras acadêmicas é, portanto, lendo. Contudo, isso não significa que você deva ler exclusivamente os escritos de grandes pensadores e pesquisadores. Ampliar seu vocabulário implica em vê-lo em ação, seja nos materiais didáticos, seja nos livros que você lê por lazer. O importante é observar como a linguagem é aplicada nas mais diversas situações, de modo que gradualmente você comece a entender os vários usos dos termos tidos como complicados.

2 - Preste atenção no que as pessoas falam
É interessante que o exercício que você faz lendo seja repetido no diálogo também. Seu professor, por exemplo, certamente já usou uma das palavras cujo significado você não compreende muito bem. Observe o contexto que ele a aplicou e, se estes dados ainda não forem suficientes para que você a entenda, peça para que ele seja mais claro. Não sinta vergonha por não conhecer a definição de determinado termo, porque todo mundo teve que ser exposto aos seus vários sentidos para aprender, até mesmo os renomados pesquisadores.

3 - Anote
Na hora de estudar estas obras, o ideal é que você tenha ao menos um lápis ao seu lado para fazer anotações, nem que sejam marcações dos trechos que você não compreendeu. Deste modo, você se obriga a fazer uma leitura – muitas vezes, uma releitura – mais atenta e destaca suas dúvidas para que você possa, mais tarde, conversar com seus colegas ou professores. Um dicionário também pode ser seu aliado neste momento, então por que não usá-lo?

Fonte: Universia Brasil