Mídia / Jornal Fera

Aluno de Ariquemes representará RO em etapa nacional de robótica

30/08/2013

Montar peças lego, instalar sensores e uma programação diferente são algumas das etapas realizadas pelo aluno do 9º ano Gabriel Teixeira Manfinato, de 15 anos, para dar vida a um robô. O estudante de Ariquemes (RO) conseguiu vencer a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que ocorreu em Porto Velho, no sábado (24) e se classificou para a etapa nacional, que acontecerá em Fortaleza (CE), em outubro deste ano.
O estudante foi vencedor na categoria nível 1, onde competiram quatro equipes, formadas por estudantes do ensino fundamental. Agora o aluno se prepara para a etapa nacional, onde disputará com estudantes de todo o país. “A expectativa agora é ganhar nesta etapa, pois os vencedores vão para o mundial, que acontecerá em Tóquio”, ressalta o estudante.
Gabriel é aluno da Escola Estadual Heitor Villa Lobos, onde é desenvolvido um projeto de robótica. Ele conta que há um ano começou a participar das aulas e aprendeu a trabalhar no desenvolvimento de um robô. “Tem que ter muita dedicação, pois é muito complexo o processo de montagem; calibrar a programação. Mas não sei tudo ainda, só que me esforço bastante”, afirma Gabriel.
Além de Gabriel, outro aluno da escola participou da etapa regional da OBR. Jessé Dutra, aluno do 1º ano, de 15 anos, competiu na categoria nível 2, onde participaram 3 equipes, e ficou em segundo lugar. Quem venceu nesta categoria foi a equipe do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) de Porto Velho.
Apesar de não conseguir a classificação para ir à etapa nacional, o estudante levou medalhas para a escola e pretende continuar no projeto. “Não vou para competir, mas quero ir à etapa nacional para adquirir experiência. Gosto muito da robótica, que também me ajuda em outras áreas de conhecimento, como no raciocínio e a tirar notas boas”, ressalta Jessé.
A vice-diretora da escola, Maria Zenaide Gambart, conta que o projeto de robótica é desenvolvido na escola desde o início de 2012 e atende alunos de 6º ao 9º ano da rede pública estadual do município. “O projeto visa desenvolver as habilidades, como o raciocínio matemático e tecnológico dos alunos, e para nós é um orgulho termos alunos representando o estado numa etapa nacional”, enfatiza. 

Fonte: G1