Mídia / Jornal Fera

“Acredito na educação como libertação”, afirma novo Ministro Renato Janine Ribeiro

07/04/2015

Nesta segunda-feira (6), em cerimônia no Palácio do Planalto, o professor e filósofo Renato Janine Ribeiro assinou a sua posse como novo Ministro da Educação. Professor de ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP), Janine disse, durante sua primeira entrevista realizada no dia 31 de março, que foi surpreendido pela indicação ao cargo, afirmando estar “empolgado” com a nova missão. Renato substitui o antigo Ministro, Cid Gomes.

Em entrevista realizada logo após a indicação anunciada pela presidente, Janine afirmou acreditar na educação como libertação: “Saber não é uma transmissão de conteúdos, não é uma padronização”, destacou. O novo ministro também abordou a sua visão a respeito da educação brasileira. Durante a conversa com o jornalista Alberto Dines para o programa Observatório da Imprensa, o ministro lembrou o fato de que o aprender tem se tornado mais uma obrigação do que um prazer.

O ministro também apontou os problemas em relação à cultura política do brasileiro, enfatizando a importância do diálogo para discutir a origem das complicações enfrentadas pelo país.

O professor ainda destacou a maior possibilidade de escolhas no cenário atual: segundo Janine, nos dias de hoje, há mais liberdade e maior “possibilidade de realização pessoal”. Em contrapartida, o ministro explica que nesse mesmo cenário também existe uma maior possibilidade de frustração. “Acho que esse horizonte assusta muito”, afirmou.

Sobre a postura dos professores em sala de aula, Janine concluiu: “No Brasil, há uma certa ideia muito antiga de que, com um homem providencial, autoritário, mal-humorado, despótico, tudo vai funcionar”. “Mas a demanda principal é saber se colocar ordem na bagunça vai resolver”, destacou o ministro.

Fonte: Universia