Mídia / Jornal Fera

8 dicas para estudantes criarem bons portfólios online

02/12/2013

Confira 8 dicas para estudantes criarem bons portfólios online:

1. Inclua seu blog
Se você tem um blog que se relaciona de alguma forma àquilo que você deseja demonstrar em seu portfólio online, não tenha receio de incluir um link. É importante que seu público alvo tenha acesso a algo que mostre um pouco mais sobre sua opinião e quem você é. Uma boa dica é escrever textos sobre uma notícia recente que seja relacionada à sua área profissional.

2. Tenha cuidado com a biografia
Ter uma biografia no site de seu portfólio é importante para que os leitores saibam informações essenciais sobre você. Porém, incluir muitos detalhes e deixá-la muito longa é um ponto negativo porque as chances são de que a maioria das pessoas perca o interesse e não leia, perdendo os pontos principais.

3. Esteja atento aos detalhes
Lembre-se de que pequenos detalhes contam. Por isso, faça o possível para que seu portfólio tenha um bom design e cite informações de maneira clara para não confundir seu público alvo.

4. Use uma boa foto
Utilize uma foto adequada ao seu tipo de profissão. Por exemplo: se você trabalha com algo que não exige que você se vista com roupas sociais, uma foto só do seu rosto é uma boa opção. Mas se sua carreira exige que você esteja sempre formal, procure usar uma imagem que mostre esse tipo de detalhe.

5. Use vídeos
Você também pode criar um vídeo de introdução para seu portfólio, que é algo que tem se tornado uma alternativa cada vez mais comum. Isso aproxima mais você dos recrutadores que acessarem seu site.

6. Escreva de maneira profissional
Evite o uso de gírias e escreva de maneira profissional. Afinal, você deseja encontrar um emprego e não fazer amizades, certo?

7. Peça por críticas
Para garantir que seu portfólio está realmente nos padrões adequados e que você disponibilizou o conteúdo necessário para chamar a atenção de possíveis empregadores, peça a colegas e pessoas especializadas em sua área profissional para que opinem sobre seu site.

8. Seja criativo
Utilize sua criatividade ao máximo para desenvolver seu portfólio. Tanto no design do site quanto nos arquivos que você irá compartilhar. Não tenha medo de deixar sua personalidade falar por meio de suas criações, já que isso dará um toque único a seu trabalho.


Fonte: Universia Brasil