Mídia / Jornal Fera

7 países que disponibilizam bolsas de estudos para brasileiros

24/05/2016

Estudar e morar em outro país é o sonho da maior parte dos brasileiros. Além de conhecer outras culturas e pessoas, a experiência traz conhecimentos e competências valiosas para a vida profissional e pessoal.

Apesar dos benefícios, a vontade de muitos pode acabar enfrentando diversas barreiras, que fazem com que o objetivo seja adiado. Geralmente, um dos maiores problemas é justamente o custo que, infelizmente, ainda é altíssimo, afinal, além do curso, deve-se levar em consideração os gastos com documentação, voo, transportes, acomodação, alimentação e, claro, lazer.

Para reverter a situação, garantir a formação de profissionais mais qualificados e proporcionar uma oportunidade para cada vez mais pessoas, alguns países e organizações não-governamentais oferecem bolsas de estudos. Selecionamos, abaixo, alguns países que oferecem bolsas integrais ou parciais para brasileiros:

1. Alemanha
Com foco em profissionais e candidatos já graduados, a Alemanha oferece oportunidades para quem deseja cursar pós-graduação no país. Por meio do programa Development-Related Postgraduate Courses, o DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), recruta candidatos para as áreas de engenharia, economia, saúde pública, medicina veterinária, administração e planejamento urbano.

2. Canadá
O Canadá é um dos países com mais brasileiros no mundo. Além dos reconhecidos programas de trabalho, o país oferece bolsas internacionais, chamadas de Scholarships for non-Canadians, para quem deseja fazer pós-graduação ou desenvolver pesquisas no país.

3. China
Em parceria com a Embaixada da República Popular da China no Brasil, o governo chinês oferece anualmente bolsas integrais para brasileiros que desejam cursar graduação, pós-graduação ou especialização no país.

4. Espanha
O país tem diversas oportunidades para brasileiros que desejam estudar espanhol ou cursos de graduação e pós-graduação. Em 2015, por meio da Fundação Carolina, foram oferecidas mais de 540 bolsas. Para esse ano, o objetivo é atender mais de 607 estudantes.

5. Estados Unidos
Um dos destinos mais procurados por brasileiros, os Estados Unidos também conta com programas de bolsas de estudo para brasileiros. As oportunidades são para a Community Colleges, que oferece cursos técnicos de nível superior, e para cursos de pós-graduação, para doutorados-sanduíche e doutorados em ciência, tecnologia e engenharia.

6. França
Por meio do programa Emily-Boutmy Scholarship, o país disponibiliza bolsas de estudo para brasileiros na Universidade Science Po, em Paris. O objetivo é atender estudantes que pretendam cursar graduação ou mestrado.

7. Holanda
O país oferece, por meio do programa Orange Tulip Scholarship (OTS), oportunidades para brasileiros com excelência acadêmica para cursos de graduação e pós-graduação (MBA e mestrado) nas áreas de negócios, comunicação, design, turismo, direito, T.I finanças, ciências sociais e da saúde, engenharia e indústria criativa.

Além dos países citados acima, outros oferecem oportunidades também, como Finlândia, Irlanda, Malásia, México, Noruega, Suíça e Reino Unido.

Fonte: Canal do Ensino | Por: Carolina Cenciarelli