Mídia / Jornal Fera

5 competências profissionais para desenvolver ainda este ano

23/03/2017

Assim como a modernização traz diversas oportunidades para o mercado de trabalho, cria, também, novos desafios para os profissionais que estão em busca de colocação.

Como a tecnologia e os consumidores, as empresas também estão mudando e, para manter um bom desempenho nesse cenário, profissionais devem ter em mente que é preciso manter-se atualizado constantemente às tendências.

O mercado está realmente cada vez mais competitivo. Por isso, para desenvolver-se profissionalmente e conseguir se destacar em processos seletivos de emprego, é preciso ter as cinco competências mais exigidas por recrutadores atualmente.

CRIATIVIDADE
Criatividade é ter uma visão a longo prazo e conseguir encontrar soluções inovadoras para o negócio. Empresas procuram, cada vez mais, funcionários que queiram participar da mudança e da evolução da organização com suas ideias e iniciativas e que mostrem ser proativos para encontrar soluções para os problemas comuns ao dia a dia. Para estimular a criatividade que há dentro de si mesmo é necessário ignorar a história de que ser criativo é um dom e aprender a arriscar mais – os erros fazem parte do processo.

LIDERANÇA

Jovens talentos podem ser os futuros líderes de uma empresa, se focarem em seu desenvolvimento desde cedo. Um líder é responsável por conduzir e motivar toda uma equipe, por isso, ele precisa, além de buscar ser uma pessoa inspiradora, ser um bom comunicador e ter humildade, gratidão e paixão pelo o que faz – saber lidar com a diversidade é fundamental.

MARKETING
A maioria das profissões exige que o profissional tenha algum nível de conhecimento em mídias sociais, análises de dados e branding. Cursos disponíveis no mercado oferecem a oportunidade de o jovem estudar e aprender todos os nichos do marketing – é indicado começar pelo conceito básico, para, então, aprender sobre as áreas mais recentes, como o marketing digital, principal ferramenta de vendas atualmente.
GESTÃO DE PROJETOS
Empresas exigem, hoje, que seus funcionários saibam gerir e conduzir projetos – ou seja, esperam profissionais que tenham a habilidade necessária de transformar ideias em resultados concretos. De avaliação de potenciais riscos à gestão de orçamentos e prazos, a gestão de projetos significa compreender as últimas teorias e ferramentas de gerenciamento para aplicar ao dia a dia na organização.

MENTALIDADE GLOBAL

Para lidar com as oportunidades e desafios – cada vez maiores – do mundo dos negócios, jovens talentos devem criar uma mentalidade global: talvez a habilidade mais essencial para prosperar no cenário econômico atual. É preciso saber enxergar chances de atuação em todos os mercados.

Fonte: Universia Brasil | Foto: Shutterstock