Mídia / Jornal Fera

4 habilidades que o seu futuro chefe vai sentir a falta em você

18/11/2016

Entrar no mercado de trabalho exige algumas habilidades, e a maioria dos estudantes recém-formados acredita que as têm. Infelizmente, os empregadores discordam. De acordo com uma pesquisa feita pela PayScale, grande parte dos empregadores acreditam que faltam algumas habilidades aos jovens entrando no mercado de trabalho.

Leia a seguir algumas dessas habilidades e como você pode obtê-las.

1. Habilidade de escrita
A falta de habilidade de escrita não é uma exclusividade da geração atual. A verdade é que escrever bem exige prática, e muita gente se recusa a escrever mais do que o necessário. Mas não são apenas jornalistas e criadores de conteúdo que precisam ter essas habilidades. Qualquer trabalho exige comunicação, e boa parte dela provavelmente será escrita. Isso significa relatórios, e-mails com clientes e todos os documentos que você precise produzir para a sua empresa.

Por isso, pratique. Escreva textos além dos pedidos pela faculdade e pratique simular o tom de textos variados. Peça a amigos e familiares lerem os seus textos, ou utilize a grande comunidade online disponível a você.

2. Pensamento crítico e resolução de problemas
Na pesquisa feita pela PayScale, empregadores afirmaram acreditar que 60% dos estudantes não possui habilidades eficazes de pensamento crítico e solução de problemas. Mais uma vez, o que falta é a prática. Tente colocar-se em situações em que decisões rápidas devem ser tomadas e se proponha a questionar “fatos” que são expostos a você.

Isso pode ser feito na sala de aula ou em ambientes externos, como o estágio ou em casa. Lembre-se de evitar chegar a conclusões sem uma boa dose de questionamento e, quando aparecer um problema, mesmo que ele não seja seu, pense: qual a melhor forma de resolvê-lo?

biA perseverança é essencial para superar problemas e dificuldades, e 1 a cada 4 empregadores acreditam que recém-formados não têm essa habilidade.

Mesmo que a sua primeira reação a um problema seja desistir, lembre-se que, assim como as habilidades anteriores, a perseverança é algo a ser aprendido e praticado. Não existe hora melhor para começar que agora.

4. Atenção a detalhes
Não existe jeito mais fácil de parecer incompetente que entregar projetos mail feitos. Leve o tempo necessário para cumprir tarefas e preste atenção no que está fazendo para evitar que algum pequeno erro passe despercebido. Preste atenção se o seu currículo não possui erros de digitação, e nos e-mails que você manda se candidatando a vagas.

Fonte: Universia Brasil