Mídia / Jornal Fera

4 dicas para driblar o cansaço e ir bem no Enem 2015

20/10/2015

Você se dedicou o ano todo aos estudos, passou horas e horas fazendo exercícios, leu dezenas de textos e revisou todo o conteúdo mais importante. Agora, com a chegada do final do ano, é normal sentir-se mais cansado, mas não é hora de perder o pique.


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 é neste final de semana, 24 e 25 de outubro, e é preciso estar focado e preparado para as provas. Por isso, separamos 4 dicas infalíveis para manter seus objetivos, mesmo quando o corpo e a mente pedem uma pausa.

1) Insistência e foco
Muito além de talento e inteligência, existem duas característica que diferenciam dos demais os alunos que conseguem um bom desempenho no Enem: insistência e foco.

O estudante bem sucedido é aquele que, apesar das dificuldades e do tédio, consegue se manter focado em seu principal objetivo: conquistar uma vaga na universidade.

Após um dia cansativo de aulas, sentar à mesa e começar a revisar todo o conteúdo não é uma tarefa fácil. O aluno de sucesso, assim como o restante, se sente cansado, mas não abre mão dessa oportunidade de estudar e aprender mais.

2) Estudar quando é mais difícil
É fácil ter um bom rendimento nos estudos quando estamos motivados. Mas e quando estamos exaustos?

O candidato que está realmente focado em conquistar uma boa nota no Enem tem a capacidade de estudar, revisar conteúdo e rever as matérias mais difíceis nos momentos de cansaço, desânimo e tédio. Por isso, é preciso manter o objetivo sempre em mente.

3) O processo é o mais importante
Costumamos relacionar o sucesso com a conquista de um bom resultado. Mas, as pessoas que conseguem atingir sua meta, seja ela ter uma boa nota no Enem ou perder peso, acabam percebendo que o mais importante é o processo, a jornada e o comprometimento com seus objetivos.

Quando nos preocupamos mais com a caminhada e menos com o destino, chegar aonde queremos fica muito mais fácil. Quem se dedica durante todo o ano, não precisa se preocupar no final, já que o esforço será recompensado com o sucesso.

4) Aprenda a gostar da rotina
Quem se acostuma com a rotina e passa a se divertir e amar as atividades cotidianas acaba se sentindo menos cansado e mais motivado. Em outras palavras, é preciso aprender a gostar de estudar e nunca desistir.


Fonte: Universia Brasil