Mídia / Jornal Fera

Veja o que fazer para se candidatar a melhores oportunidades de emprego

20/08/2015

Muitos estudantes, na ânsia de começar a trabalhar, encaminham seus currículos para todas as vagas que descobrem, esperando que uma delas os chame para entrevistas para o cargo de estagiário. No entanto, agir desta maneira pode não ser tão positivo, porque para conseguir seu emprego dos sonhos é preciso tomar algumas atitudes que vão além de enviar um e-mail e conquistar o gestor durante seu primeiro encontro profissional.

1 – Lembre-se de todas as vagas que você se candidatou
Se você de fato está encaminhando seus currículos para muitas oportunidades, há chances de se confundir com os detalhes específicos de cada uma delas, a começar pelo nome do gestor. Por isso, é importante você organizar num pedaço de papel ou num documento no computador todas estas vagas. Identifique quais são os critérios de seleção para que você possa dar ênfase em determinado aspecto da sua formação e experiência de acordo com a vaga e redija informações mais objetivas, como endereços e telefones, para que você os tenha sempre à mão. Por fim, marque as oportunidades que tiveram sequência, isto é, que resultaram em entrevistas e propostas de contratação, para que você tenha noção do seu progresso.


2 – Reflita sobre sua presença online
Provavelmente você já sabe que os recrutadores costumam procurar seu nome no Google quando você encaminha seu CV, mas você faz o mesmo? É importante ver com os próprios olhos as informações e materiais que estes profissionais terão acesso ao procurar mais dados sobre você, porque assim você consegue editar um pouco da sua presença online. Por exemplo, se você tem imagens que possivelmente comprometeriam sua imagem profissional e justamente estas são as primeiras fotos suas que aparecem numa busca na internet, é recomendável que você as retire das suas redes sociais.

Feita essa edição, é importante atentar também ao que você posta nos seus perfis pessoais. Para isso, tente incluir um filtro nas suas postagens considerando o que poderia prejudicar seu desempenho num processo seletivo. Lembre-se que o mesmo vale para as postagens dos seus amigos nas quais você for marcado. Dependendo do caso, pode ser interessante alterar sua privacidade nas redes sociais para selecionar o que pode ou não aparecer vinculado ao seu perfil.


3 – Conheça o departamento de estágios da sua instituição
Quando você está se preparando para algo importante, é sempre bom ouvir conselhos de pessoas mais experientes para que você saiba com mais precisão quais pontos você precisa melhorar. Por isso, conversar com os responsáveis pelo departamento de estágios da sua universidade pode ser muito positivo. Lá, eles poderão te dar dicas sobre seu currículo, perguntas frequentes nas entrevistas, aspectos sobre sua linguagem corporal que você deve prestar atenção etc. Logo, aproveite o espaço e estes conselheiros para esclarecer suas dúvidas e se preparar melhor para cada oportunidade.


4 – Invista no networking
Não importa se é professor ou apenas um colega de sala, o fundamental é construir bons relacionamentos já na faculdade. Afinal, estas pessoas podem indicar vagas para você, assim como dar aquele estímulo para a contratação quando elas já estiverem na empresa que você deseja. Não se esqueça que cultivar esses relacionamentos deve ser feito também no mundo virtual através de redes sociais, como o LinkedIn.

Fonte: Universia Online