Mídia / Jornal Fera

Veja como conseguir o estágio que você quer e não o que você precisa

26/02/2014

Se você é um universitário que não pensa em estagiar, saiba que você está perdendo uma experiência excelente, uma vez que um bom estágio vai ajudar você a desenvolver habilidades necessárias para a sua profissão e para o mercado de trabalho em si. Porém, é preciso saber que você deve sempre se esforçar para conseguir um estágio que o interessa e agrada, e não apenas aceitar qualquer oportunidade apenas porque você precisa dessa experiência.

O primeiro passo para conseguir o estágio que você deseja é pesquisar. Existem diversos sites que oferecem vagas, sendo que você também pode conversar com os seus professores ou com o centro de carreiras da sua faculdade. É importante analisar todas as vagas em aberto para descobrir qual é aquela que mais lhe agrada. É para essa que você vai se candidatar, e não para todas aquelas que aparecerem na sua frente. Você pode acabar se sentindo insatisfeito com o resultado.

A busca por um estágio é idêntica à busca por um emprego efetivo. Você vai precisar construir um currículo que faça com que os seus futuros chefes percebam que você tem muito a aprender naquela empresa e sintam a vontade de ter você como parte da equipe. Para isso, você deverá formatar o seu currículo de acordo com a vaga para a qual você vai se candidatar e garantir que erros ortográficos não serão deixados no documento.

Após essa fase, você provavelmente será chamado para uma entrevista de emprego. Essa é a parte na qual você se sentirá mais nervoso, mas não se desespere! É comum até mesmo para funcionários experientes se sentirem ansiosos diante de um recrutador, afinal você não sabe quais serão as perguntas feitas por eles. Felizmente, existem algumas questões frequentes nas entrevistas e você pode treinar as respostas para elas, além de desenvolver um tom de voz confiante. Uma boa dica também é pesquisar sobre a empresa, uma vez que isso mostra um nível de interesse maior do que os outros candidatos.

Lembre-se de que a preparação é a palavra-chave para conquistar o estágio dos seus sonhos. Acredite: vai valer a pena.

Fonte: Universia