Mídia / Jornal Fera

Simulado do Enem entra em lista de plataformas inovadoras do Inep

17/10/2013

A plataforma on-line Geekie Games - O Desafio do Enem, de estudos, exercícios e simulado do Exame Nacional do Ensino Médio, foi uma das três propostas selecionadas pelo governo federal para integrar o Banco de Propostas Inovadoras em Avaliação da Educação Básica, lançado nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação.
O banco de propostas vai oferecer aos estudantes a indicação de páginas na internet onde eles podem acessar conteúdos didáticos, simulados e ferramentas para acessar as avaliações da educação básica brasileira organizadas pelo órgão. As outras duas propostas selecionadas são os sites Portal QEdu e do Portal Ideb. O resultado foi divulgado em portaria na edição desta quarta-feira do "Diário Oficial da União".
Em nota divulgada nesta quarta-feira, o Inep afirmou que "a seleção técnica levou em consideração critérios como a abrangência da proposta para a disseminação da cultura da avaliação educacional; os impactos no desenvolvimento das atividades de avaliação; e a consonância da proposta à política de educação básica do Ministério da Educação (MEC)".
Sobre as propostas selecionadas
A plataforma "Geekie Games - O desafio do Enem" traz aos candidatos uma série de simulados feitos nos moldes do Enem. Os estudantes têm acesso gratuito ao site e, lá, podem participar das três fases do programa: avaliação inicial, desenvolvimento de plano de estudo personalizado e avaliação final. Apresentado em formato de competição, o site motiva os estudantes a manter o foco nos estudos para aumentar o número de pontos no ranking.
O "Geekie Games" é uma realização da Geekie, uma startup de tecnologia aplicada à educação, com divulgação no G1, o portal de notícias da Globo.

O Portal QEdu foi desenvolvido pela Meritt Informação Educacional e pela Fundação Lemann. Lançado em 2012, ele reúne dados oficiais do governo federal sobre educação básica no Brasil. O site tem acesso gratuito e permite ao usuário buscar informações em nível nacional, estadual, municipal e por rede escolar. Atualmente, o QEdu tem todas as informações das edições de 2007 e 2009 da Prova Brasil, realizada a cada dois anos pelo Ministério da Educação, e do Censo Escolar 2010.
Além de trazer o desempenho de cada escola, rede escolar, município e estado, o site incluiu todas as respostas de milhares de questionários respondidos pelos participantes da Prova Brasil --alunos, professores e diretores das escolas, e as informações disponíveis sobre as escolas particulares do Brasil.
Já o Portal Ideb, também desenvolvido pela Meritt Informação Educacional, tem como objetivo facilitar o acesso do público em geral aos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo MEC a cada dois anos para avaliar a evolução da qualidade da educação nos 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

Fonte: Uol Educação