Mídia / Jornal Fera

Saiba como mudar de carreira sem estresse

29/10/2015

Em determinado momento da carreira, algumas pessoas podem passar por uma fase difícil ao perceberem que não se identificam com a área na qual trabalham e desejam mudar de profissão. Diante dessa situação, cabe ao profissional decidir entre permanecer no emprego atual ou ter a coragem para fazer uma mudança, que muitas vezes pode ser radical.

Pensando nisso, separamos 3 dicas para ajudá-lo a mudar de carreira sem se estressar. Confira abaixo como agir da melhor forma possível nesse momento:

1- Analise o motivo da sua insatisfação
Quando se está em dúvida sobre a escolha da carreira, o primeiro passo é analisar o motivo de estar insatisfeito com a profissão. É interessante perguntar a si mesmo por quais motivos você não tem vontade de trabalhar. Você não se identifica com suas atividades ou simplesmente não aprecia o seu ambiente de trabalho? É importante fazer essa pergunta a si mesmo para evitar tomar atitudes precipitadas.

2 - Pense nos benefícios dessa mudança para você
Ao tomar a decisão de mudar a área profissional, é importante que você pense nos prós e contras de realizar essa transformação. Analise as principais vantagens disso para o seu próprio desenvolvimento, enxergando como poderá crescer caso mude de carreira. Nesse momento, é fundamental que você mantenha o foco nas suas próprias vontades, verificando se realmente não está feliz com o seu emprego atual.

3 - Identifique as habilidades profissionais que você já possui
Muitas pessoas tendem a pensar que, para mudar de carreira, será necessário ingressar em um novo curso de graduação e começar do zero novamente. Contudo, muitas vezes, isso não é necessário. Procure analisar as habilidades profissionais que você já adquiriu na sua atual profissão e que podem ser transferidas para a sua nova área. Por exemplo, pense na hipótese de uma pessoa que trabalha com Publicidade querer iniciar uma carreira em Jornalismo. Apesar de serem matérias distintas, alguns conteúdos costumam se cruzar na grade curricular de ambas. Diante disso, esse profissional pode aplicar os conhecimentos que já adquiriu na faculdade e no trabalho como publicitário para começar uma carreira como jornalista, facilitando esse processo de transição.

Fonte: Universia Brasil