Mídia / Jornal Fera

Projeto de lei pretende proibir Enem e concursos aos sábados

14/06/2017

Um projeto de lei aprovado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados pretende dar fim à aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de concursos públicos aos sábados. A proposta aguarda agora designação de relator.


O objetivo da mudança é garantir que pessoas impossibilitadas de comparecer às provas aos sábados por motivos de crença religiosa possam realizar as mesmas sem problemas e sem serem prejudicadas por isso. O projeto é de autoria do deputado Moisés Diniz, do PCdoB do Acre.

MUDANÇAS NO ENEM

Em março, foram anunciadas mudanças no Enem já aplicáveis em 2017 e a principal delas foi a transposição da prova, que antes ocorria no sábado e no domingo, para dois domingos consecutivos – no caso, 5 e 12 de novembro. O motivo principal da mudança, baseada em uma consulta pública realizada em janeiro de 2017, foram os candidatos sabatistas que, por motivos religiosos, precisavam aguardar até cinco horas confinados em uma sala para poderem realizar o exame, uma vez que devem guardar os sábados.

Fonte: Universia Brasil