Mídia / Jornal Fera

Professor: melhore a relação em sala de aula com sua turma

14/12/2016

A relação aluno-professor construída dentro da sala de aula pode ser um elemento fundamental para o bom desempenho de ambos no ambiente escolar. Ao encontrar estratégias para construí-las, docentes e estudantes serão beneficiados com os resultados. Para isso, veja o que você pode fazer para ter uma relação sólida com sua turma:

1 – Valorize o diálogo
Demonstre ser uma pessoa aberta ao diálogo dentro da sala de aula. Sempre converse com os alunos sobre sua metodologia, sua postura e como espera que eles se portem. Busque sempre entender os problemas gerais da turma, bem como os individuais de cada estudante. Dessa forma, você aumentará a confiança que eles sentem por você e, assim, construirá uma relação muito melhor com cada um deles.

2 – Mostrar respeito
É importante que tanto professores como alunos sejam respeitados da mesma maneira dentro da sala de aula. Por isso, deixe bem claro suas expectativas de que será respeitado dentro da sala de aula. Além disso, trate os estudantes da mesma forma como espera que o tratem de volta. Ao estabelecer essa relação de respeito mútuo, o convívio na sala de aula torna-se melhor, além de haver um aumento na confiança.

3 – Dê espaço para feedbacks
Sempre que possível, dê feedbacks aos alunos sobre o rendimento deles nas provas e em sala de aula, visando a melhora do aprendizado. Além disso, deixe claro que eles podem fazer o mesmo, falando para você quais os pontos positivos e os negativos da sua aula, aproximando as expectativas dos alunos sob a disciplina e o que acontece de fato.

4 – Estabeleça uma relação de igualdade
Não adote uma postura de superioridade em relação aos alunos. Quanto mais disposto você se mostrar a ensinar e aprender, melhor será a convivência com a turma. Além disso, admita seus erros, porque isso poderá fazer com que os estudantes se aproximem de você.

Fonte: Universia Brasil