Mídia / Jornal Fera

O que a Geração Y quer e o que ela valoriza nas empresas

29/09/2014

Nesta semana, a Universum publicou a pesquisa global com as empresas mais desejadas pelos jovens dos 12 países com as maiores economias do mundo.

Foram entrevistados mais de 200 mil estudantes das áreas de negócios, engenharia e tecnologia da informação.

Segundo a equipe da Universum, a pesquisa revelou que as novas gerações que iniciam a trajetória no mundo profissional sonham encontrar um ambiente de trabalho diferente e mais informal.

Para se ter uma ideia, um local de trabalho dinâmico e criativo é a qualidade considerada mais importante em uma empresa, entre os futuros engenheiros. Dentro do grupo de estudantes de negócios, este foi o quarto aspecto mais citado.

Ser contratado por uma empresa com clima amigável de trabalho também apareceu com força nas expectativas de carreira dos jovens. Foi o sexto atributo mais lembrado por estudantes de engenharia e o quinto entre os universitários de negócios.

De acordo com a equipe da Universum um local de trabalho amigável foi considerado mais importante do que um ambiente criativo e dinâmico pelos jovens da França, Alemanha e Rússia, tanto da área de engenharia quanto de negócios. Ou seja, não é à toa que o Google a empresa preferida da Geração Y, segundo a pesquisa

Segundo a equipe da Universum, a importância dada à remuneração neste início de carreira é inversamente proporcional ao PIB per capita do país.

As exceções ficam com a Rússia, com PIB per capita médio, mas grande importância atribuída ao salário e com o Japão, que tem alto PIB per capita e, ainda assim, os jovens em começo de carreira dão grande importância à remuneração praticada pelas companhias.

A seguir veja os setores mais atrativos, segundo os jovens e também as três características mais buscadas em uma empresa:

Os setores que mais atraem os estudantes de negócios
1. Serviços
2. Software e serviços de computação
3. Bancos
4. Automotivo

Os setores que mais atraem os estudantes de engenharia e TI
1. Software e serviços de computação
2. Energia
3. Bens de consumo
4. Farmacêutico e de Biotecnologia

As características das empresas que os estudantes de negócios mais valorizam
1. Possibilidade de altos ganhos no futuro
2. Treinamento e desenvolvimento profissional
3. Líderes que apoiem o seu desenvolvimento
As características das empresas que os estudantes de engenharia e TI mais valorizam
1. Ambiente de trabalho dinâmico e criativo
2. Treinamento e desenvolvimento profissional
3. Estabilidade no emprego

Fonte: Exame