Mídia / Jornal Fera

Notas do Enem 2015 serão divulgadas na sexta-feira, dia 8 de janeiro

06/01/2016

Na próxima sexta-feira, dia 8 de janeiro, os 5,7 milhões de candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 já poderão saber como se saíram nas provas desta edição. As notas ficarão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na seção Página do Participante.

Depois de fazer login no site, o aluno terá acesso a uma tabela com a pontuação alcançada em cada uma das provas objetivas do exame (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e também da redação do Enem. Já o espelho da redação, onde é disponibilizada a correção detalhada da avaliação, ainda não ficará disponível para os candidatos.

Como é calculada a nota do Enem

As notas das provas objetivas do Enem são calculadas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que estipula o valor de cada questão de acordo com o número de acertos e erros daquele exercício. Ou seja, quanto mais candidatos acetarem a resposta de um item, mais fácil ele será considerado. A lógica contrária vale para as questões com menos acertos, que serão consideradas mais difíceis.

Já a avaliação da redação do Enem é feita, inicialmente, por dois corretores. Se, por acaso, houver uma diferença de mais de 100 pontos na nota dada por eles, o texto será submetido à avaliação de um terceiro corretor. Caso a divergência permaneça, a prova é encaminhada a uma banca com mais três especialistas.

Como usar a nota do Enem

A nota do Enem pode ser usada pelo aluno como forma de ingressar em uma instituição pública de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Neste ano, as inscrições para participar da seleção ficam abertas do dia 11 a 14 de janeiro. Os candidatos que tirarem nota 0 na redação não poderão participar.

Além disso, o Enem também é utilizado como critério de seleção em programas do Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), que dá bolsas de estudo em instituições particulares, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para concorrer a essas duas oportunidades, o aluno não pode ter zerado a redação e também precisa ter alcançado uma média mínima de 450 pontos nas provas objetivas.

O Enem também viabiliza a entrada de alunos brasileiros em 11 instituições de ensino portuguesas que passaram a utilizar o Enem como parte de seu processo seletivo. Além disso, a nota do exame é usada para participar do programa Ciências sem Fronteiras, de intercâmbio acadêmico.

Por último, o resultado do Enem é uma forma de obter a certificação do ensino médio, por pessoas com mais 18 anos, que tenham nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas e 500 ou mais na redação.


Fonte: Universia Brasil