Mídia / Jornal Fera

MEC anuncia mais rigor na avaliação dos cursos de medicina no Brasil

28/08/2015

A partir de março de 2016 todos os cursos de medicina do Brasil receberão uma visita in loco do Ministério da Educação, afirmou nesta quarta-feira (26) Renato Janine Ribeiro, ministro da pasta.

A avaliação presencial será a cada três anos e nenhum curso de medicina será dispensado da visita do Ministério nesse primeiro momento, mesmo que tenha atingido um indicador satisfatório no CPC (Conceito Preliminar de Curso) - indicador de qualidade que avalia os cursos superiores.

"É decisão estratégica não dispensar nenhum curso de visita. Em 2016 vamos ver todos os cursos. Não dá para deixar uma brecha. Se deixar uma brecha, o curso pode ficar muito ruim", afirmou Janine.

Entre os pontos que serão analisados pelo Ministério estão a qualidade do curso e a adequação as novas diretrizes curriculares, aprovadas em 2014. "Precisamos saber se esses cursos já estão se adequando", ressaltou o ministro.

Além disso, os estudantes de medicina passarão a ser avaliados anualmente durante os 2º, 4º e 6º anos. O objetivo é "detectar praticamente em tempo real as falhas que estejam em formação."

"Se estiver havendo algum problema na formação do aluno, vão ser detectados logo. Vai ser detectado já no momento que está ocorrendo e a faculdade será alertada já no período de formação", explicou. "Todo ano vai haver uma avaliação. O que vai ser avaliado envolve uma série de detalhes técnicos, mas basicamente é como está o desempenho do aluno e como estão os laboratórios e tudo que é necessário para ele", acrescentou.

Fonte: Educação UOL