Mídia / Jornal Fera

MBA – Saiba mais sobre esta especialização

18/08/2016

A sigla MBA tem o significa literal de Mestrado em Administração e Negócios foi trazida dos Estados Unidos, porém atualmente MBA está sendo aplicado para todas as especializações, não especificamente para apenas a área de Administração.

Perfil dos estudante de MBA
O perfil mais comuns de estudantes de MBA são executivos e administradores que já possuem uma boa experiência no mercado que atuam e almejam melhorar de cargo, para chegar a um possível cargo de gerente sênior dentro de uma empresa.

São variados os setores dos profissionais que estão procurando por uma especialização MBA, além de administração, moda e tecnologia também estão entre as áreas procuradas neste tipo de curso.

Qual o momento certo de fazer esta especialização?
Por ser uma especialização que trata dos problemas práticos dentro das empresas é ideal, que se não tiver a experiência do mercado, tenha ao menos feito uma graduação de pelo menos cinco anos.

Para os estudantes que se formaram na graduação e não tiveram nenhuma experiência profissional é mais valioso fazer uma pós-graduação “stricto sensu”, pois dessa forma irá se aprofundar mais no assunto e também poderá receber o título de mestre.

Custo benefício

No Brasil, os melhores programas de MBA exigem que os candidatos tenham uma vasta experiência em cargos de gestão, porém com a rápida ascensão da geração Y no ambiente corporativo de grandes empresas, algumas instituições começaram a abrir vagas para o público mais jovem e menos experiente.

O ponto negativo de dar a oportunidade ao público mais jovem é que por não terem maturidade suficiente, não é possível aprofundar a teoria de algumas aulas do MBA.

A base do curso é feita da junção de conceitos teóricos, estudos de caso e experiência do estudantes. Sem as referências concretas fica complicado seguir o cronograma do curso.

Vale ressaltar que ter um diploma de MBA não será o fator único relativo para a decisão de um entrevistador, porém ajudará na concorrência com outros candidatos, mas não será a certeza de um novo emprego.

Alguns cursos de MBA

Alguns cursos de MBA presentes no Brasil, são:

MBAs executivos - Gestão de projetos, Gestão Empresarial, Liderança e Desenvolvimento Gerencial;

MBAs especializados - Direção de Marketing e Gestão de Negócios, Direção de RH e Organizações, Direção de Comunicação e Publicidade Digital, Direção de Comércio Internacional, Direção Financeira, Gestão de Instituições Educacionais, Digital Business, Master Europeu em Marketing Relacional Direto e Interativo, Master em Logística e Distribuição Comercial, Master em Marketing Intelligence;

MBA Executivo Finanças com ênfase em Banking, Finanças com ênfase em Controladoria e Auditoria, Finanças com ênfase em Gestão de Investimentos, Administração de empresas com ênfase em Gestão, Administração de empresas com ênfase em Meio Ambiente e Administração de empresas com ênfase em Recursos Humanos.

Fonte: Mundo Vestibular