Mídia / Jornal Fera

Extensão

02/12/2014

Além dos cursos de gradução e pós-graduação, as Instituições de Ensino Superior (IES) podem também oferecer cursos de extensão universitária para seus estudantes ou profissionais que desejam atualizar seus conhecimentos e reforçar as suas redes de contato no mercado de trabalho.

Os cursos de extensão não são, necessariamente, de pós-graduação já que são oferecidos tanto para alunos formados, como os que estão formação ou que ainda não tenham entrado para universidade.
Ou seja, diferentemente dos demais cursos, a extensão universitária não tem como pré-requisito a graduação em curso superior para que os interessados possam se matricular em um dos inúmeros programas oferecidos pelas mais de 2.300 IES espalhadas pelo País.
Como são abertos à sociedade, qualquer pessoa pode se inscrever desde que atenda os pré-requisitos estipulados pelas próprias instituições.

Assim como a pós-graduação lato sensu (especialização), as IES podem oferecer os cursos de extensão sem a autorização do Ministério da Educação (MEC) por serem cursos livres. Mas a modalidade não possui validade acadêmica.

Os cursos de extensão são apenas um dos braços da extensão universitária. A “ponte” entre as instituições e os interessados em estudar pode também ser realizada por meio de programas que envolvam ensino e pesquisa, projetos de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico, eventos (como congressos, seminários, debates) e prestação de serviços (como atendimento jurídico, consultas médicas, clínicas psicológicas) à comunidade.

Fonte: Portal Brasil