Mídia / Jornal Fera

Estudar horas a fio para o Enem é ineficaz; entenda

04/08/2014

Nos dias 08 e 09 de novembro acontecerá o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Se você é um dos mais de 8 milhões de brasileiros inscritos, já está mais do que na hora de começar a estudar. Por isso, a Universia Brasil separou 10 dicas para aperfeiçoar seus estudos e, assim, garantir uma boa nota no Enem:

1 – Tenha um local somente para estudar
Estudar talvez não é uma atividade muito divertida. No entanto, é essencial que o ambiente onde você for estudar te ofereça todas as condições necessárias para que você se concentre e exercite seus conhecimentos. Por isso, certifique-se de que o local escolhido é agradável e te oferece conforto, como uma cadeira aconchegante, e o mínimo de distrações possíveis.

2 – Organize-se
Ter sempre a mão o material básico de estudos, como canetas, marcadores, lápis e borracha é muito recomendável, afinal você evita interromper seu fluxo de raciocínio para buscá-los.

3 – Alimente-se bem
Quando você for estudar, opte por alimentos mais leves, como frutas, cereais e água. Eles te ajudarão a manter o foco, diferentemente de beber café ou energético durante os estudos, pois essas bebidas podem prejudicar o desempenho do seu cérebro.

4 – Estude em grupo
Dividir suas dúvidas e ver os conteúdos sob uma nova perspectiva são ótimas maneiras de aprender. Por isso, estude com um amigo. Juntos, vocês conseguem compartilhar mais informações sobre um mesmo tema e aprimorar o desempenho de ambos.

5 – Descanse
Estudar horas a fio, sem fazer sequer uma pausa, embora pareça eficaz, é contraproducente. À vista disso, a cada 45 minutos de estudo, faça um intervalo de ao menos 10 minutos, aproveitando esse tempo para de distrair um pouco e descansar. Fazendo isso, você estará aperfeiçoando o seu processo de memorização.

6 – Anote tudo
Faltando pouco tempo para o exame, é importante sistematizar os conteúdos para facilitar sua revisão. Por isso, faça fichamentos das principais matérias teóricas, como História, e anote as fórmulas das disciplinas exatas.

7 – Leia jornais e revistas
Ler periódicos regularmente, além de ajudá-lo a se preparar para a proposta de redação, é uma ótima maneira de desenvolver sua interpretação de gráficos, mapas e charges, aspectos muito cobrados no Enem. Por isso, não deixe de investir seu tempo nisso.

8 – Esqueça a internet
Esqueça as redes sociais enquanto você estiver estudando. Este é o momento para você focar nos estudos para conseguir ingressar numa boa universidade. Distrair-se constantemente só te atrapalha de atingir esse objetivo. Portanto, mantenha o foco.

9 – Sem desespero
Sim, a prova está se aproximando. Contudo, você tem se preparado já há algum tempo. Continue se concentrando nos estudos, porque na hora da prova você estará com os conteúdos na ponta da língua.

10 – Motivação é o lema
Conforme você vai estudando, é normal que você fique cansado e simplesmente queira desistir quando se depara com um exercício difícil ou uma matéria entediante. Mas lembre-se que, se você mantiver o ritmo, no ano que vem você estará na universidade. Motive-se a continuar.

Fonte: Universia Brasil