Mídia / Jornal Fera

Especialista ensina o que falar em uma entrevista de emprego

18/11/2014

Durante uma entrevista de emprego, muitos candidatos possuem uma grande dificuldade em responder aquela clássica pergunta feita pelo recrutador: “por que você deve ser contratado?”. Essa dúvida é muito comum, até mesmo para aqueles profissionais que já possuem certa experiência. Em geral, essa questão nunca é muito fácil de ser respondida.

Em seu livro, “Você está contratado: Um guia completo para você conquistar o emprego dos seus sonhos”, publicado pela editora Évora, o executivo e especialista de lideranças Marcelo de Freitas Nóbrega fornece uma série de dicas para ajudá-lo a se preparar adequadamente antes desse importante momento da carreira: o processo seletivo.

Para o especialista, durante um processo seletivo, não será contratado o melhor candidato, mas sim aquele que for mais adequado à vaga disponível na empresa. “Quando eu entrevisto pessoas, eu busco por um passado de realizações, procurando um candidato que tenha iniciativas, e que faça um trabalho bem feito. Eu quero ver se o profissional sabe fazer o que for pedido e se ele se "encaixa" com a cultura da empresa”, afirma o autor.

Além disso, o executivo ressalta que cada empresa tem a sua cultura específica, sendo que pessoas bem-sucedidas são aquelas capazes de se encaixar na cultura corporativa, que envolve valores e comportamentos adequados ao ambiente de trabalho. “Outro ponto que também observo é o potencial de crescimento do candidato, principalmente dos mais novos. Eu observo se eles terão espaço para crescer, aprender e fazer coisas diferentes na empresa”, falou.

Marcelo aconselha os jovens a viverem experiências internacionais desde o início da carreira. “O jovem estará exposto a culturas diferentes. Isso abre horizontes, possibilitando que ele trabalhe de uma maneira diferente”, disse. Para ele, eles também devem procurar aprender pelo menos dois idiomas, sendo inglês o principal deles.

Por fim, o autor ressalta a importância de também incentivar o adolescente a ser independente desde cedo, assim como ter uma dieta equilibrada, saber trabalhar em equipe e ser competitivo sabendo ganhar e/ou perder ao mesmo tempo. Para ele, é fundamental que o jovem seja estimulado a praticar algum esporte, porque assim poderá ter a noção do que é disciplina. “Fazer esporte ensina a ter disciplina, a ser independente, a comer direito, a trabalhar em equipe, a ser competitivo, a aprender a ganhar e aprender a perder.”

Fonte: Universia Brasil