Mídia / Jornal Fera

Entenda por que fazer anotações melhora os seus estudos

24/07/2014

Se você é estudante, provavelmente já ouviu várias pessoas dizendo que é importante que você faça anotações das aulas para se sair bem nas provas. Mas, afinal: por que as anotações melhoram tanto os seus estudos? Entenda agora os motivos.

Primeiramente, vamos às bases cientificas: pesquisas recentes mostraram que alunos que fazem anotações das aulas conseguem se lembrar com maior facilidade do conteúdo, e o desempenho fica ainda melhor quando essas anotações são feitas à mão, e não em notebooks. Isso porque quem usa notebooks tende a anotar tudo o que ouve sem filtrar as informações, enquanto quem escreve costuma anotar palavras-chave da matéria.

É justamente por essas informações principais que fazer anotações é importante. Quando você apenas assiste às aulas o seu cérebro retém informações, entretanto sem nenhum filtro de quais são as importantes ou não. Ao fazer anotações, é como se você dissesse a ele que se lembrar de determinado conteúdo é importante e, assim, estimula a sua memória.

Não se esqueça de elaborar um bom método de anotações para que você não fique perdido na hora de estudar: pode ser por tabelas, frases, desenhos com frases... Cada pessoa tem uma forma de recordar o conteúdo. Descubra qual é a sua.

Portanto, estudante, deixe a preguiça de lado e comece a fazer anotações, pois talvez isso o ajude a conseguir notas mais altas.

Fonte: Universia Brasil