Mídia / Jornal Fera

Curso de Pedagogia da Fera obtém reconhecimento do MEC com conceito 4

25/08/2017

O Curso de Graduação Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade Regional Alternativa (Fera) de Arapiraca recebeu nota 4, numa variação de 1 a 5, em avaliação realizada no início deste mês de agosto pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A nota 4 equivale ao conceito “Muito bom”, e coloca a faculdade e o município de Arapiraca com destaque em todo o país.

De acordo com a diretora-geral da Faculdade Fera de Arapiraca, Carla Emanuele, o processo de avaliação do MEC é constituído de diferentes etapas como: a avaliação da organização didático-pedagógica, o corpo docente, a equipe de coordenadores, a infraestrutura, as práticas de ensino, pesquisa e extensão, bem como as produções cientificas, acadêmicas e culturais dos alunos e professores.

Também foi feita a análise sistêmica e global do Projeto Político Pedagógico do Curso, incluindo a análise de todos os documentos legais que evidenciem o cumprimento das diretrizes curriculares exigidas para o curso.

Após a comissão avaliadora ter realizado as considerações sobre cada uma das três dimensões inspecionadas e sobre os requisitos legais, todas integrantes no relatório, a comissão atribuiu, em consequência, os seguintes conceitos por Dimensão: Dimensão 1 – Conceito 3,9, Dimensão 2 – Conceito 4,4 e Dimensão 3 – Conceito 3,3.

Carla Emanuele disse que, em razão de todos os procedimentos adotados, do atendimento aos requisitos legais e normativos, a comissão do MEC considerou ainda os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

"Ficamos muito satisfeitos com o resultado, uma vez que, neste instrumento de avaliação, o curso de pedagogia ofertado pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa de Arapiraca apresenta um perfil de qualidade muito bom, com conceito quatro", acrescenta a diretora.
Estrutura

Com duração de oito semestres, o curso de Pedagogia funciona na modalidade presencial e no turno noturno.

Atualmente, conta com 180 alunos matriculados e oferta semestralmente 50 vagas. Ela explica que o ingresso de novos discentes se dá mediante vestibular agendado, que está com inscrições abertas para o semestre letivo de 2017.2.

Carla Emanuele esclarece que o objetivo geral do curso é possibilitar a formação inicial de professores para o exercício da docência, diagnosticando as demandas sociais com vista a qualificar profissionais que possam exercer, de forma articulada, a tríade ensino, pesquisa e extensão, bem como aspectos mediadores das relações teoria-prática.

Ainda segundo a diretora-geral da Faculdade Fera, a avaliação refletiu a excelente qualidade do curso de Pedagogia. "Foram apresentadas, de forma excelente, as evidências de todos os indicadores exigidos nos instrumentos de avaliação, que inclusive muitos dos indicadores foram obtidas nota cinco no relatório publicado, e o conceito final foi quatro, colocando hoje a curso de Pedagogia referência no estado de Alagoas", salienta,

Ela revelou que, por possuir uma prática intensa de pesquisa, ensino e extensão nos meios acadêmicos, científicos e culturais, que a faculdade proporciona para toda a comunidade acadêmica.

"Vale a pena ressaltar que a faculdade oferta atendimento psicológico e psicopedagógico para toda a comunidade, bem como está envolvida em muitos projetos e ações sociais em parceria com instituições publicas e privadas", completou a diretora.

Fonte: Diário Arapiraca | Por Davi Salsa