Mídia / Jornal Fera

Critérios para escolher a pós-graduação

09/12/2014

Estamos vivendo pela pri­meira vez na história econômica brasileira um mercado de trabalho com características de pleno emprego. Existe uma oferta real de milhares de empregos para os quais não existem pro­fissionais qualificados. Este quadro ajuda a explicar por que tantos recém-formados procuram cursos de pós-gra­duação dos mais variados tipos e categorias. Uso o termo pós­-graduação para englobar os cursos de especialização, ex­tensão, mestrado profissional, mestrado acadêmico e douto­rado. Não pretendo mostrar as diferenças (que são gran­des) entre essas modalidades, mas dar ao leitor um conjunto de conselhos sobre como es­colher e como tirar o melhor proveito do curso (conteúdo) e do investimento (tempo e dinheiro) a ser feito.

Em primeiro lugar, o suces­so da escolha de uma pós de­pende um terço da instituição, de seus professores e da ló­gica do programa; um terço depende de você, de sua dis­posição, dedicação e envolvi­mento (mais para frente darei
mais dicas sobre esta parte); e umterço depende da turma com a qual vai estudar. Não só porque aumentar seu network é importante, mas porque é com as trocas de experiência que os conteúdos se cristali­zam em conhecimento.

Existem algumas dicas fundamentais para quem vai começar um curso de pós­-graduação. Em primeiro lu­gar, você deve ter uma atitude de querer aprender, e não de querer ser ensinado. Isto sig­nifica que deve ter uma ati­tude ativa, e não passiva, durante o curso. Ser ensinado até possível na graduação, quando a maturidade ainda está em evolução e é normal aceitar alguns conhecimen­tos sem questioná-Ias. Na pós­-graduação é diferente. Você deve querer aprender. Outra dica é estabelecer um plano de vida para o período do cur­so. Como será seu horário? Que horas você vai fazer as leituras e os exercícios? e­ negocie seu plano com as pes­soas importantes de sua vida pessoal e profissional. Você terá de usar um tempo ex­tra que era compartilhado com elas. Principalmente com chefes e com pares, você precisa conversar para pedir apoio, para estar livre para comparecer às aulas e conseguir encaixar a pós na rotina de trabalho. Outra re­comendação é compartilhar o conhecimento adquirido em casa e no escritório. Dividir o aprendizado afasta o ciúme e a inveja, dois grandes sabota­dores dos resultados de um bom curso. Uma última dica: não empurre com a barriga'.

Não procrastine a decisão Coragem. Afinal de contas você não vai querer perder as oportunidades que estão surgindo na sua frente.

Fonte: Methodus