Mídia / Jornal Fera

Cresce número de alagoanos na Ufal aprovados pelo Sisu

28/01/2014

Um levantamento divulgado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) revelou que estudantes alagoanos representam 56% do total de aprovados para a federal. O índice é o maior já registrado desde que a universidade aderiu ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu), em 2011.

Em 2012, o percentual de estudantes locais convocados na primeira chamada equivalia a 49%, enquanto no ano de 2013 houve uma queda para 42%. A variação, no entanto, é considerada normal pelo coordenador do Sisu na Ufal, Zeuks Moares. O aumento deste ano, segundo ele, se deve às adesões de outras universidades ao Sisu.

"A gente já esperava que o número de alagoanos convocados na primeira chamada fosse superior a 50% pelo fato de outras universidades, principalmente aqui do Nordeste, terem adotado o Enem como meio de seleção. Até o ano passado, em alguns casos, você podia prestar o vestibular da federal do estado e, paralelamente, concorrer ao Sisu. Como isso não é mais possível, é natural que os alunos prefiram concorrer às vagas no seu estado”, explica Moraes.

Ainda de acordo com o coordenador, o percentual deve aumentar consideravelmente até o mês de abril, quando a universidade pretende divulgar a lista final daqueles que ocuparão às vagas em cada curso. O índice de alunos de outros estados só deverá se manter alto nos cursos considerados mais concorridos.

"No caso de Medicina, por exemplo, você costuma ter muitos alunos de outros estados, mas é um fenômeno comum na maioria das federais, não só aqui na Ufal. Em outros cursos, não. O aluno passa, mas acaba não realizando a matrícula, abrindo uma vaga que quase sempre é preenchida por pessoas daqui do estado, da segunda chamada em diante. Por isso, acredito que esse percentual de estudantes alagoanos chegue a quase 90% ao fim de todas as chamadas”, prevê.

Dificuldades
No caso da pernambucana Taciana Pasil, aprovada em Pedagogia na Ufal, a escolha pela federal alagoana se deu pela menor nota de corte em comparação à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). "Me inscrevi na Ufal considerando as notas de corte, já que para a Federal de Pernambuco a nota de corte foi maior que a minha nota obtida no Enem. Sobre o Sisu, acho que ajudou muito para o ingresso nas universidades públicas, mas não banalizou, como muitos dizem. O esforço para se obter uma nota boa continua o mesmo", afirma.

Taciana, no entanto, admite que, devido a dificuldade que tem encontrado para mudar para outro estado, ainda não confirmou a matrícula. "Essa questão está sendo um empecilho. Para quem não tem parentes na cidade, fica complicado, pois fica dependendo de alguém desconhecido para dividir apartamento. Por esse motivo, ainda não decidi se vou morar em Maceió. Entreguei os documentos, mas a matrícula ficou agendada para outra data", conclui a estudante. 

Fonte: G1