Mídia / Jornal Fera

Conheça hábitos de estudo que você deve adquirir para o próximo semestre na faculdade

29/07/2015

Depois da correria no final do período anterior por causa das entregas de trabalho e semanas de provas, é comum que muitos universitários prometam a si mesmos mudar alguns hábitos para encerrarem o ano letivo sem grandes preocupações ou estresse. Tendo em vista que as férias estão chegando ao fim e, em breve, mais um semestre na faculdade se iniciará, a Universia Brasil reuniu alguns conselhos para que você realmente cumpra suas promessas de final de semestre e, assim, aproveite melhor suas experiências dentro e fora da sala de aula. Confira a seguir:

1 – Durma mais
Esta pode parecer uma dica um pouco inesperada já que o assunto é hábitos de estudo. Porém, momentos de descanso são essenciais para garantir um bom aproveitamento tanto durante as aulas, quanto em casa enquanto você realiza suas tarefas e planeja trabalhos, afinal estão diretamente relacionados à sua saúde.

Se você tem dificuldades para dormir durante a noite, é recomendável que você tente se desligar um pouco da internet e das redes sociais e crie uma rotina que permita o relaxamento do seu corpo e mente neste período do dia. Por exemplo, você poderia tomar um banho quente e ler um livro por meia hora ou, ainda, tomar um chá e assistir aquele programa que você até já decorou as falas. Deste modo, você evita que sua mente se ocupe com as tarefas do dia seguinte ou ainda que fique repassando tudo o que você fez durante as últimas 24 horas.

2 – Pare de procrastinar
Você já se questionou se a razão para o estresse de todo final de semestre não tem relação com a procrastinação do início deste período? Às vezes, com um pouco mais de organização e comprometimento você consiga amenizar esta situação. Por exemplo, você poderia criar prazos próprios para conseguir completar as tarefas antes das datas estabelecidas pelos professores, evitando que todas as atividades avaliadas se concentrem numa única semana. Você pode conferir outras dicas para garantir sua produtividade clicando aqui.

3 – Vá às aulas – e preste atenção
O sono e as redes sociais costumam ser empecilhos para muitos universitários que vão todas as manhãs para a faculdade. No entanto, para que você tenha um semestre mais tranquilo, é importante aproveitar mais as aulas. Por isso, se você tem o hábito de acessar o Facebook durante aquela aula que você não gosta, não hesite em baixar um aplicativo para bloquear seu acesso ao site e garantir mais atenção. Com os conteúdos mais frescos na sua cabeça, estudar para a prova ou realizar os trabalhos será muito mais fácil. Mas, se o sono for seu principal inimigo, siga o primeiro conselho: crie uma rotina noturna mais tranquila para melhorar também a qualidade do seu sono.

Fonte: Universia Brasil